Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73807
Type: | Dissertação |
Title: | Robótica no ensino e aprendizagem de matemática: uma investigação etnográfica sobre o uso de placas BBC Micro:bits no primeiro ano do ensino médio |
Authors: | Silva, Valdeir Lira Pessoa e |
Advisor: | David, Priscila Barros |
Keywords: | Robótica;Ensino profissional;BBC Micro:bit;Aprendizagem baseada em problemas e projetos;Matemática |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | SILVA, Valdeir Lira Pessoa e. Robótica no ensino e aprendizagem de matemática: uma investigação etnográfica sobre o uso de placas BBC Micro:bits no primeiro ano do ensino médio. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino transdisciplinar, por meio da robótica educacional, na Educação Básica, tem sido investigado como estratégia que pode favorecer os processos de ensino e aprendizagem na escola. No contexto mais recente da robótica educacional, o uso das placas BBC Micro:bits vêm ganhando importância, com enorme potencial para implementação em currículos educacionais obrigatórios de linguagem de programação e suas derivações. Deste modo, a pesquisa vigente tem como objetivo geral investigar como a robótica educacional, mediante o uso de placas BBC Micro:bits, alicerçada na aprendizagem baseada em problemas e projetos, pode favorecer a compreensão de conceitos matemáticos por estudantes do 1o ano do Ensino Médio. Para isto, foram elencados objetivos de aprendizagem, conteúdos, estratégias metodológicas, métodos de avaliação e recursos digitais que abrangem as placas BBC Micro:bits, a partir do prisma da aprendizagem baseada em problemas/projetos, buscando a construção de uma envergadura de conhecimentos para a formação plena dos estudantes, no Curso de Petróleo e Gás da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Ângela da Silveira Borges. Assim, tal investigação propiciou a construção de uma Cartilha Educacional Digital, permitindo o acesso às práticas desenvolvidas na referida escola e, consequentemente, inspirando outras unidades de ensino, que vivenciam cenários similares, para o desenvolvimento das suas próprias experiências no campo da robótica educacional. A pesquisa utilizou-se da etnografia interacional para o acesso ao repertório cultural do grupo investigado. Tal repertório foi constituído pela coleta de dados, baseada em entrevistas, questionários, fotografias, análises documentais e de discursos. É de preponderância finalizar afirmando, que, esta pesquisa propôs estabelecer sempre o contraste dos dados, para consolidar toda a coleta investigativa quanto à veracidade dos fatos. Por fim, os resultados da investigação revelaram o uso do Piano BBC Micro:bit como um caso expressivo, que engloba os conceitos matemáticos desenvolvidos, de modo que o itinerário percorrido revela estratégias, metodologias e recursos contemplam o uso da placa BBC Micro:bit, enquanto instrumento mediador dos processos de ensino e aprendizagem de matemática. |
Abstract: | Transdisciplinary teaching, through educational robotics in Basic Education, has been investigated as a strategy that can favor the processes of teaching and learning in schools. In the most recent context of educational robotics, the use of BBC Micro:bits boards has been gaining importance, with enormous potential for implementation in mandatory educational curricula related to programming languages and their derivations. Thus, the current research aims to investigate how educational robotics, using BBC Micro:bits boards and based on problem-based and project-based learning, can enhance the understanding of mathematical concepts for 1st-year high school students. To achieve this, learning objectives, contents, methodological strategies, evaluation methods, and digital resources were listed, encompassing the BBC Micro:bits boards, from the perspective of problem/project-based learning, seeking to build a breadth of knowledge for the comprehensive education of students in the Oil and Gas Course at Maria Ângela da Silveira Borges State School of Professional Education (EEEP). As a result, this research led to the creation of a Digital Educational Handbook, allowing access to the practices developed at the mentioned school and, consequently, inspiring other educational institutions facing similar scenarios to develop their own experiences in the field of educational robotics. The research utilized interactional ethnography to access the cultural repertoire of the investigated group. This repertoire was formed through data collection based on interviews, questionnaires, photographs, document analysis, and discourse analysis. It is essential to emphasize that this research aimed to always contrast the data to consolidate all investigative collection regarding the veracity of the facts. Finally, the investigation's results revealed the use of BBC Micro:bit Piano as a significant case that encompasses the developed mathematical concepts, where the path taken reveals strategies, methodologies, and resources that involve the use of BBC Micro:bit boards as a mediator of mathematics teaching and learning processes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73807 |
Appears in Collections: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_vlpsilva.pdf | 6,84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.