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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73783
Tipo: | Dissertação |
Título : | Práticas insurgentes: possíveis encontros entre psicologia e arte em conexão com territórios escolares |
Título en inglés: | Insurgent practices: possible encounters between psychology and art in connection with school territories |
Autor : | Gonçalves, Lara Thayse de Lima |
Tutor: | Miranda, Luciana Lobo |
Palabras clave : | Psicologia;Arte;Educação;Pesquisa-intervenção;Psychology;Art;Education;Intervention-research |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | GONÇALVES, Lara Thayse de Lima. Práticas insurgentes: possíveis encontros entre psicologia e arte em conexão com territórios escolares. Orientadora: Luciana Lobo Miranda. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O projeto Artes Insurgentes: Coletivizando Resistências foi criado por estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia no ano de 2021, com o objetivo de atuar com coletivos juvenis que usam o fazer artístico como forma de atuação política. O projeto prevê, através de oficinas artístico-culturais, a problematização do cotidiano de jovens estudantes das escolas públicas de ensino médio da região do Grande Bom Jardim, periferia de Fortaleza/CE realizando, com coletivos juvenis da região, uma articulação entre Psicologia-Arte-Escola. Se historicamente a aproximação entre Psicologia e Escola foi pautada por uma entrada psi para o ajustamento de estudantes, sob uma racionalidade adaptacionista, questiona-se se, ao estabelecer relação com a Arte, o projeto aqui citado pode contribuir no reposicionamento das práticas psi, visando um campo de dizibilidade outro acerca das juventude nas periferias. Assim, o objetivo geral da investigação desta dissertação foi analisar a articulação entre Psicologia, Arte e Escola a partir das construções discursivas de estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia participantes da equipe do Artes Insurgentes: Coletivizando Resistências acerca de suas experiências no projeto. Os objetivos específicos foram: problematizar a relação construída entre integrantes do projeto Artes Insurgentes: Coletivizando Resistências e o território escolar; discutir os processos artísticos como articulação possível para desterritorialização das práticas psi com a escola pública e com os/as jovens que a compõem; e, por fim, discutir a intervisão como dispositivo metodológico na construção da pesquisa. Para tal, esta pesquisa articulou-se a teóricos/as que discutam acerca da relação da Psicologia com a Arte e com a Educação, aqueles/as que tratam de articulações possíveis entre esses três campos, como Foucault, Deleuze, Guattari, Zanella, Zanetti, entre outros. A construção metodológica desta investigação foi amparada pela Pesquisa-Intervenção, partindo de uma produção coletiva do processo de pesquisa, de forma crítica e implicada. Os dispositivos da pesquisa compreenderam: encontros de intervisão com duração média de duas horas quinzenais com 8 estudantes de graduação e 4 estudantes de pós-graduação em Psicologia, integrantes do projeto, bem como diários de campo construídos nas ações do projeto e produções artísticas coletivas criadas em intervisão. A análise foi feita a partir da Análise de Discurso de base foucaultiana. Os dados construídos indicaram que a articulação entre os campos psicologia e arte têm promovido estratégias de reinvenção do que pode ser prática psi com jovens estudantes no GBJ, provocando a adoção da decolonialidade como mirada ética do projeto, em que a busca por justiça social e a ruptura com modos de atuação individualistas se entrelaçam cotidianamente às ações doArtes Insurgentes. Dessa forma, o processo de pesquisa possibilitou discussões e produções em coletivo que recriaram a relação entre os três campos em questão para os/as integrantes do grupo, fortalecendo a implicação do grupo com os acontecimentos que permeiam o projeto. |
Abstract: | The Artes Insurgentes: Coletivizando Resistências project was created by graduate and postgraduate Psychology students in 2021, aiming to act with youth collectives that use the art practice as way to be politically active. The project forecasts, through artistic-cultural workshops, the problematization of the day-to-day life of young students from public high schools in the Grande Bom Jardim area, located in the suburb of Fortaleza/CE organizing, with youth collectives of that region, an articulation between Psychology-Art-School. If historically the approximation between Psychology and Schools was based on using the psychology knowledge for students’ adjustment, under an adaptationist rationality, we question if, by establishing a relationship with Art, the project in question could contribute to an repositioning of the psychology practice, aiming to create a different field of sayability concerning the suburb’s youth. Therefore, this investigation’s main goal is to analyse the articulation between Psychology, Art and School through the discursive constructions of graduate and postgraduate Psychology students that are apart of Artes Insurgentes: Coletivizando Resistências about their experiences on said project. The specific goals: problematize the relationship between the participants of Artes Insurgentes: Coletivizando Resistências and the schools; discuss the artistic processes as a possible articulation deterritorialize the psychology practices with public high schools and its youths; and, at last, discuss “intervision” as a methodological device of the research process. Thereunto, this research articulates academic works that discuss the relationship between Psychology, Art and Schools, as well as works about the possible interactions between the three fields, with Foucault, Deleuze, Guattari, Zanella, Zanetti, among others’ writings. The methodological construction of this investigation is sustained by Intervention Research, the comprehends the collective production of the research process in a critical and implicated form. The research devices are: “intervision” meetings that lasted two hours every other week with 8 graduate students and 4 postgraduate students, all part of the project, as well as field journals about the projects’ activities and art work created during “intervision” with said members. The analysis were made through an inspiration on Foucault’s based Discourse Analysis. The data produced indicate that the articulation between Art and Psychology have been producing strategies for the reinvention of what could be a practice in psychology with young students from GBJ, stimulating the decolonization as an ethical posture in said project, aiming to claim social justice and abandoning individualizing ways of acting in psychology in the daily construction of Artes Insurgentes. That way, the research process made it possible to discuss and produce as a collective, recreating the relationship between the three fields in question for the groupthat participates in the project, strengthening the group’s implication with what happens when in the action field of the project. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73783 |
Aparece en las colecciones: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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