Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73776
Type: TCC
Title: Identificação e desidentificação: uma narrativa autobiográfica sobre os desafios e descobertas de uma professora em formação
Title in English: Identification and disidentification: an autobiographical narrative about the challenges and discoveries of a teacher in training
Authors: SILVA, Francisca Emanuelly Epifânio
Advisor: SILVA, José Roberto Feitosa
Keywords: Narrativa autobiográfica;Iniciação à docência;Formação de professores
Issue Date: 2023
Citation: SILVA, Francisca Emanuelly Epifânio. Identificação e desidentificação: uma narrativa autobiográfica sobre os desafios e descobertas de uma professora em formação. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho é uma narrativa autobiográfica de uma professora em formação em Ciências Biológicas, abordando as escolhas, os encontros, os desafios e dificuldades encontradas no meio do percurso. Tem como objetivos narrar minhas experiências de forma reflexiva, e destacar e discutir sobre as contribuições do PIBID e estágios não-obrigatório na formação de professores. Além de caráter auto narrativo esse trabalho também visa voltar o olhar para a importância dos professores narrarem suas histórias de vida, podendo assim trazer uma auto reflexão, além de poder ser inspiração e reflexão para outros professores. A metodologia utilizada foi o método de narrativa autobiográfica sendo uma das abordagens em pesquisas qualitativas em educação, por se tratar de uma pesquisa em que o pesquisador é o próprio objeto de estudo. Trazendo as minhas experiências, pude fazer reflexões acerca da importância de programas de iniciação à docência para a formação inicial e como esta foi uma experiência que vou carregar sempre, também pude ver com outros olhares como os desafios podem ser importantes para o crescimento pessoal e profissional. Por fim, concluo como é importante fazer reflexões sobre o percurso formativo podendo, assim, se perceber como sujeito transformador da realidade.
Abstract: This paper is an autobiographical narrative of a teacher in training in Biological Sciences, addressing the choices, encounters, challenges and difficulties encountered along the way. It aims to narrate my experiences in a reflective way, and to highlight and discuss the contributions of PIBID and non-obligatory internships in teacher education. Besides the self-narrative character, this work also aims to focus on the importance of teachers telling their life stories, thus being able to bring a self-reflection, besides being an inspiration and reflection for other teachers. The methodology used was the autobiographical narrative method, which is one of the approaches used in qualitative research in education, because it is a research in which the researcher is the object of study. Bringing in my experiences, I was able to reflect on the importance of the initiation to teaching programs for initial training and, as this was an experience that I will always carry with me, I was also able to see from other perspectives how challenges can be important for personal and professional growth. Finally, I conclude that it is important to reflect on one's formative journey, thus being able to perceive oneself as a transforming subject of reality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73776
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_feesilva.pdf431,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.