Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73776
Tipo: TCC
Título: Identificação e desidentificação: uma narrativa autobiográfica sobre os desafios e descobertas de uma professora em formação
Título em inglês: Identification and disidentification: an autobiographical narrative about the challenges and discoveries of a teacher in training
Autor(es): SILVA, Francisca Emanuelly Epifânio
Orientador: SILVA, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Narrativa autobiográfica;Iniciação à docência;Formação de professores
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Francisca Emanuelly Epifânio. Identificação e desidentificação: uma narrativa autobiográfica sobre os desafios e descobertas de uma professora em formação. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente trabalho é uma narrativa autobiográfica de uma professora em formação em Ciências Biológicas, abordando as escolhas, os encontros, os desafios e dificuldades encontradas no meio do percurso. Tem como objetivos narrar minhas experiências de forma reflexiva, e destacar e discutir sobre as contribuições do PIBID e estágios não-obrigatório na formação de professores. Além de caráter auto narrativo esse trabalho também visa voltar o olhar para a importância dos professores narrarem suas histórias de vida, podendo assim trazer uma auto reflexão, além de poder ser inspiração e reflexão para outros professores. A metodologia utilizada foi o método de narrativa autobiográfica sendo uma das abordagens em pesquisas qualitativas em educação, por se tratar de uma pesquisa em que o pesquisador é o próprio objeto de estudo. Trazendo as minhas experiências, pude fazer reflexões acerca da importância de programas de iniciação à docência para a formação inicial e como esta foi uma experiência que vou carregar sempre, também pude ver com outros olhares como os desafios podem ser importantes para o crescimento pessoal e profissional. Por fim, concluo como é importante fazer reflexões sobre o percurso formativo podendo, assim, se perceber como sujeito transformador da realidade.
Abstract: This paper is an autobiographical narrative of a teacher in training in Biological Sciences, addressing the choices, encounters, challenges and difficulties encountered along the way. It aims to narrate my experiences in a reflective way, and to highlight and discuss the contributions of PIBID and non-obligatory internships in teacher education. Besides the self-narrative character, this work also aims to focus on the importance of teachers telling their life stories, thus being able to bring a self-reflection, besides being an inspiration and reflection for other teachers. The methodology used was the autobiographical narrative method, which is one of the approaches used in qualitative research in education, because it is a research in which the researcher is the object of study. Bringing in my experiences, I was able to reflect on the importance of the initiation to teaching programs for initial training and, as this was an experience that I will always carry with me, I was also able to see from other perspectives how challenges can be important for personal and professional growth. Finally, I conclude that it is important to reflect on one's formative journey, thus being able to perceive oneself as a transforming subject of reality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73776
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_feesilva.pdf431,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.