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Tipo: TCC
Título: Proposta de redesign da interação e interface da funcionalidade de creditação de horas do SIGAA da UFC
Autor(es): Silva, José Lucas Amorim
Orientador: Lima, Rochelle Silveira
Palavras-chave: Usabilidade;Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas;Interação Humano-Computador;Atividades Complementares;Extensão
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, José Lucas Amorim. Proposta de redesign da interação e interface da funcionalidade de creditação de horas do SIGAA da UFC. 2023. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.
Resumo: Partindo da necessidade de informatizar e integrar procedimentos de gestão acadêmica, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu o SIGAA para solucionar essa necessidade e, dada sua eficiência, ele ganhou notoriedade e foi rapidamente difundido para outras instituições de ensino superior, inclusive para a UFC. Em 2022, visando integrar mais um procedimento de gestão acadêmica, foi implementada no SIGAA a funcionalidade de creditação de atividades complementares e de extensão com a intenção de proporcionar maior independência ao discente e desburocratizar a integralização das cargas horárias. O presente trabalho visa entender o nível de eficiência operacional dessa ferramenta e também a satisfação dos discentes no uso da funcionalidade. Para isso foi determinado o seguinte objetivo para este trabalho: avaliar a interação entre usuário e interface ao longo do processo de creditação de horas sob critérios de usabilidade determinados pela área de IHC. Isso foi executado por meio da metodologia do Ciclo de Vida em Estrela, que na etapa de análise de contexto contou com a realização de uma pesquisa contextual por meio de um questionário voltado aos discentes que utilizam a ferramenta e uma entrevista no formato de investigação contextual. Na parte de especificação de requisitos foi realizada uma jornada de usuário para entendimento da relação discente-SIGAA e uma matriz de prioridades para priorização e categorização dos elementos da interface. Na etapa de projeto conceitual e especificação do design foi desenvolvido um inventário de conteúdo para ter uma visão holística das telas e um MESCRAI aplicado ao inventário para reorganizar a interface. Na etapa de prototipação foi feito um wireframe para determinar o nova estrutura da interface e um protótipo de alta fidelidade para materializar a solução. Além disso, foi feita uma avaliação para cada entregável no formato de checklist e foi aplicada uma avaliação por Percurso Cognitivo para identificar problemas na navegação, já o protótipo passou por teste usabilidade. Como resultado, foi nítida a insatisfação dos discentes com a ferramenta atual pelo seu baixo nível instrucional e a poluição visual de informações desnecessárias. Como ponto positivo do protótipo, os discentes apontaram que gostaram justamente do fato dele se propor a explicar os itens da interface e ele não possuir informações desnecessárias.
Abstract: Starting from the need to computerize and integrate academic management procedures, the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) developed SIGAA to address this need, and due to its efficiency, it gained notoriety and was quickly disseminated to other higher education institutions, including UFC. In 2022, aiming to integrate another academic management procedure, the functionality of accrediting complementary and extension activities was implemented in SIGAA with the intention of providing greater independence to students and streamlining the integration of workload. This study aims to understand the level of operational efficiency of this tool and also the satisfaction of students in using the functionality. For this purpose, the following objective was determined for this study: to evaluate the interaction between the user and the interface throughout the process of accrediting hours under usability criteria determined by the HCI field. This was executed through the Star Life Cycle methodology, which in the context analysis stage included conducting a contextual survey through a questionnaire aimed at students who use the tool and an interview in the format of contextual investigation. In the requirements specification part, a user journey was conducted to understand the student-SIGAA relationship and a priority matrix was created to prioritize and categorize elements of the interface. In the conceptual design and design specification stage, a content inventory was developed to have a holistic view of the screens, and a MESCRAI (Method for Evaluating the Suitability of Content and Organization in Interfaces) was applied to the inventory to reorganize the interface. In the prototyping stage, a wireframe was created to determine the new structure of the interface, and a high-fidelity prototype was developed to materialize the solution. Additionally, an evaluation was conducted for each deliverable in the form of a checklist, and a Cognitive Walkthrough evaluation was applied to identify navigation breakdowns, while the prototype underwent usability testing. As a result, students’ dissatisfaction with the tool was evident due to its low instructional level and the visual clutter of unnecessary information. As a positive aspect of the prototype, students pointed out that they liked the fact that it aimed to explain the interface items and did not contain unnecessary information.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73724
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