Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73677
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da matemática na perspectiva da cultura maker: a aplicação de sequências didáticas de abordagem construcionista nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Gondim, Raquel de Sousa
Orientador: Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Coorientador: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palavras-chave: Cultura maker;Construcionismo;Ensino da matemática;Sequência didática;Guia MakerMAT
Data do documento: 2023
Citação: GONDIM, Raquel de Sousa. O ensino da matemática na perspectiva da cultura maker: a aplicação de sequências didáticas de abordagem construcionista nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente trabalho analisou o processo de aprendizagem de conteúdos da matemática por parte de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental na aplicação de sequências didáticas utilizando a cultura maker. A pergunta norteadora da pesquisa é: Como a cultura maker pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa por meio da aplicação de uma sequência didática no ensino da matemática? Nesse sentido, a sequência didática foi aplicada em uma escola da rede de ensino do município de Fortaleza, em uma turma de 5o ano do Ensino Fundamental, com a intenção de favorecer a interação ativa destes com os conteúdos relativos à Geometria. Visando atender este objetivo, guiamo-nos metodologicamente pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, com natureza exploratória. Optou-se por utilizar os princípios metodológicos da pesquisa-ação em uma sequência didática. Utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1977) para analisar os dados. A análise de dados ocorreu por meio da aplicação das três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Sobre o aspecto da cultura maker fundamentada-se no construcionismo de Papert, que apresenta uma proposta de uma educação baseada em competências como pensamento criativo, resolução de problemas, comunicação, cooperação e colaboração. Os resultados da pesquisa apontam para a efetividade da cultura maker na promoção de uma aprendizagem mais significativa e motivadora. Essa abordagem pode ser utilizada como uma estratégia pedagógica para engajar os estudantes, promover a compreensão dos conceitos e ampliar o interesse pelos conteúdos estudados. Portanto, enfatizamos, aqui, que a participação ativa, os questionamentos e o engajamento dos estudantes durante a sequência didática indicam que eles estavam envolvidos e motivados em aprender, o que é um fator importante para a aprendizagem significativa. Ao proporcionar uma experiência hands-on e estimular a curiosidade dos estudantes, a cultura maker pode aumentar a motivação intrínseca e o interesse pela disciplina. Torna-se evidente, que utilizar materiais didáticos manipuláveis de baixo custo no ensino e aprendizagem de Geometria é uma abordagem bastante eficaz para tornar o conteúdo mais acessível, prático e envolvente para os estudantes. Esses materiais oferecem oportunidades concretas para os estudantes explorarem conceitos Geométricos de forma visual e tátil, o que pode facilitar a compreensão e a internalização do conhecimento. Essa abordagem prática e concreta tende a tornar o aprendizado mais significativo e envolvente para os estudantes. Como Produto Educacional apresenta-se uma proposta de Guia MakerMAT de sequências didáticas de matemática para o 5° ano.
Abstract: The present work analyzed the process of learning mathematics contents by students of the 5th year of Elementary School in the application of didactic sequences using the maker culture. The research's guiding question is: How can the maker culture provide more meaningful learning through the application of a didactic sequence in mathematics teaching? In this sense, the didactic sequence was applied in a school in the teaching network of the city of Fortaleza, in a class of the 5th year of Elementary School, with the intention of favoring their active interaction with the contents related to Geometry. In order to meet this objective, we are methodologically guided by the assumptions of qualitative research, with an exploratory nature. It was decided to use the methodological principles of action research in a didactic sequence. We used some concepts of Content Analysis, in the perspective of Bardin (1977) to analyze the data. Data analysis occurred through the application of three phases: 1) pre-analysis; 2) exploration of the material; 3) treatment of results, inferences and interpretation. On the aspect of maker culture based on Papert's constructionism, which presents a proposal for an education based on skills such as creative thinking, problem solving, communication, cooperation and collaboration. The research results point to the effectiveness of the maker culture in promoting more meaningful and motivating learning. This approach can be used as a pedagogical strategy to engage students, promote understanding of concepts and increase interest in the studied content. Therefore, we emphasize here that the active participation, questioning and engagement of students during the didactic sequence indicate that they were involved and motivated to learn, which is an important factor for meaningful learning. By providing a hands-on experience and stimulating students' curiosity, the maker culture can increase intrinsic motivation and interest in the discipline. It becomes evident that using low cost manipulative didactic materials in the teaching and learning of Geometry is a very effective approach to make the content more accessible, practical and engaging for students. These materials offer concrete opportunities for students to explore geometric concepts in a visual and tactile way, which can facilitate the understanding and internalization of knowledge. This hands-on, concrete approach tends to make learning more meaningful and engaging for students. As an Educational Product, we present a proposal for a MakerMAT Guide of didactic sequences in mathematics for the 5th grade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73677
Aparece nas coleções:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_rsgondim.pdf10,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.