Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73673
Tipo: TCC
Título : O Primeiro Sonho de Talita: a trajetória de uma aluna do ensino médio à formação docente
Título en inglés: Talita's First Dream: the journey of a high school student to teacher training
Autor : Cruz, Talita Siqueira
Tutor: Silva, José Roberto Feitosa
Palabras clave : Experiências educacionais;Narrativa autobiográfica;Formação docente
Fecha de publicación : 2023
Citación : CRUZ, Talita Siqueira. O Primeiro Sonho de Talita: a trajetória de uma aluna do ensino médio à formação docente. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Neste presente Trabalho de Conclusão de Curso, o qual utiliza o método de narrativa autobiográfica, o intuito é retomar as vivências da autora e a importância destas para sua formação docente. Dessa forma, tem como objeto de estudo as mudanças de percepções que ocorreram desde a educação básica até a criação deste trabalho, no final da graduação. Dentre os objetivos estão: descrever as experiências marcantes que promoveram reflexões importantes para a futura docente, além de dialogar com os autores propostos como referencial teórico, com foco na pedagogia freiriana. Ademais, ampliar as perspectivas de formação docente provenientes de um viés autobiográfico. O percurso metodológico foi feito a partir da busca e do relato das experiências vividas de modo a interpretar o significado destas e analisar quais mudanças puderam ser observadas. Por conseguinte, a fundamentação teórica é embasada em Lima, Geraldi e Geraldi (2015) por meio da justificativa do uso deste método de narrativa, a fim de valorizar as pesquisas que envolvem os sujeitos da própria pesquisa, recurso bastante utilizado em pesquisas qualitativas, enfatizando a importância destas para o campo da educação. A partir do diálogo das diversas vivências relatadas com os autores selecionados é possível perceber o valor das experiências vividas em todos os âmbitos da formação superior, além de ressaltar o significado da escolha da profissão docente no cenário atual da educação brasileira.
Abstract: In the present Course Completion Work, which uses the autobiographical narrative method, the intention is to resume the author's experiences and the importance of these for her teaching education. In this way, the object of study is the changes in perceptions that occurred from basic education until the creation of this work, at the end of the undergraduate course. Among the objectives are: to describe the remarkable experiences that promoted important reflections for the future teacher, in addition to dialoguing with the authors proposed as theoretical reference, with a focus on Freirian pedagogy. Furthermore, to expand the perspectives of teacher education from an autobiographical perspective. The methodological path was based on the search and the report of lived experiences in order to interpret their meaning and analyze what changes could be observed. Therefore, the theoretical foundation is based on Lima, Geraldi, and Geraldi (2015) through the justification of the use of this narrative method, in order to value research involving the subjects of the research itself, a resource widely used in qualitative research, emphasizing its importance for the field of education. From the dialogue of the various experiences reported with the selected authors, it is possible to perceive the value of the experiences lived in all areas of higher education, in addition to highlighting the significance of the choice of the teaching profession in the current scenario of Brazilian education.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73673
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_tscruz.pdf359,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.