Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73630
Tipo: Dissertação
Título: “Tenho muito para contar, dizer que aprendi”: o ensino de história através da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) - práticas docentes e aprendizagem histórica (2018 a 2022)
Título em inglês: “I have a lot to tell, to say that i learned”: the teaching of history through The National Olympics in Brazilian History (ONHB) and Ceará State Human Ssciences Olympics (OCHE) - teaching practices and historical learning (2018 to 2022)
Autor(es): Araújo, Marisnanda Mota
Orientador: Fernandes, Ana Carla Sabino
Palavras-chave: Ensino de História;Aprendizagem histórica;Olimpíadas científicas;ONHB;OCHE;Práticas docentes
Data do documento: 2023
Citação: ARAÚJO, Marisnanda Mota. “Tenho muito para contar, dizer que aprendi”: o ensino de história através da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) - práticas docentes e aprendizagem histórica (2018 a 2022). Orientadora: Ana Carla Sabino Fernandes. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A pesquisa ora proposta está inserida na área da Didática da História e tem como objetivo investigar o ensino de história e a aprendizagem histórica de estudantes da Educação Básica através de suas experiências na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e na Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), entre os anos de 2018 e 2022, período em que eu participo dessas competições. Partindo de uma “escrita de si”, essa pesquisa também pretende discorrer acerca das minhas experiências como docente e em que medida a participação como professora orientadora de equipes nas olimpíadas supracitadas, provocaram alterações na forma como eu ensino história. Portanto, a hipótese central desse trabalho é analisar como a ONHB e a OCHE contribuem para uma aprendizagem significativa para os estudantes, mirando na construção da Consciência Histórica e quais as suas implicações nas minhas práticas docentes ao longo desses cinco anos de experiência olímpica. Para atingir tal objetivo, alicerçamos os estudos a partir de Isabel Barca, Cristina Meneguello, Ridson Miranda, Jörn Rüsen, dentre outros. O método adotado foi a análise documental, a realização de entrevistas semiestruturadas com membros das comissões organizadoras das olimpíadas e a aplicação de um questionário para coleta de dados com os estudantes, por isso, trata-se, de uma pesquisa qualitativa na concepção de Biklen e Bogdan e de Eisner. Assim, a dissertação está estruturada em quatro capítulos onde procuro apresentar reflexões e possibilidades sobre o ensino de história, inseridas na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. Com a pesquisa foi possível concluir que projetos como a ONHB e a OCHE, que estimulam a investigação científica pelos estudantes através do contato destes com as fontes histórica, promovem uma aprendizagem significante e contribuem para a divulgação da história no ambiente escolar.
Abstract: This research is listed in the field of the Didactics of History and aims to investigate the teaching of history and the historical learning of students of Basic Education through their experiences in the National Olympiad in History of Brazil (ONHB) and in the Olympiad of Human Sciences of the State of Ceará (OCHE), between the years 2018 and 2022, period in which I participated in these competitions. The starting point of this research is the "writing of the self". This research also intends to discuss my experience as a teacher and to what extent my participation as a mentor teacher of teams in the aforementioned Olympiads, caused changes in the way I teach history. Therefore, the central hypothesis of this work is to analyze how the ONHB and the OCHE contribute to a significant students’ learning, aiming at the construction of the Historical Consciousness and what are the implications in my teaching practices along these five years of Olympic experience. To achieve this goal, we based our studies on Isabel Barca, Cristina Meneguello, Ridson Miranda, Jörn Rüsen among others. The methodology adopted was documental analysis, semi-structured interviews with members of the Olympiad organizing committees and the application of a questionnaire for data gathering with students. Therefore, it is a qualitative research in the conception of Biklen and Bogdan and Eisner. Thus, the dissertation is structured in four chapters in which I try to present considerations and possibilities about the teaching of history, inserted in the line of research Historical Knowledge in the School Environment. It can be concluded from the research that projects such as ONHB and OCHE, which stimulate scientific investigation by students through their contact with historical sources, promote significant learning and contribute to the dissemination of History in the school environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73630
Aparece nas coleções:PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_mmaraujo.pdf7,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.