Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraga, Océlio Jackson-
dc.contributor.authorVitoriano, Luiz Davi Alves-
dc.date.accessioned2023-07-19T14:37:52Z-
dc.date.available2023-07-19T14:37:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVITORIANO, Luiz Davi Alves. Estágio supervisionado no ensino médio: aplicação da aprendizagem significativa na disciplina de Biologia. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73608-
dc.description.abstractThe school environment is the most favorable place for the practice of teaching and learning, where the emotions and actions related to the student are evidenced. The way knowledge is abstracted by the student reflects a lot on how this subject is approached by the teacher in the classroom. It is reported by a large number of students that the discipline of biology is a very difficult area of knowledge to be understood, the biggest deficiency in relation to the biological basis on the part of the students is the scientific nomenclature and the biological processes that occur in individuals and in the environment in which they are inserted. The meaningful learning synthesized and applied by David Ausubel during his life is one of the tools that can enable the resolution of problems related to scientific knowledge, such a deficit can be noticed by teachers in their theoretical and practical classes. It is necessary to understand how consumers are After working with the student public, it becomes evident that this learning method had a great effect in the third year high school classes at Maria Thomásia school, the different classes and the different knowledge and experiences were not a barrier to the reception of new knowledge , on the contrary, made it possible for it to be evident that the methodology applied in the classroom is extremely simple but effective, thus making a distinction between traditional and Meaningful learning methodologies, so that it can be observed and understood how students better assimilate knowledge and observe that their day-to-day life can facilitate the understanding of new knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectDavid Ausubelpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEstágio supervisionado no ensino médio: aplicação da aprendizagem significativa na disciplina de Biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ambiente escolar é o local mais propício para a prática do ensino e da aprendizagem, nele são evidenciadas as emoções e as ações relacionadas ao discente. A forma como o conhecimento é abstraído pelo aluno reflete muito como tal assunto é abordado pelo docente em sala de aula. É notificado por uma grande parcela dos alunos que a disciplina de biologia é uma área do conhecimento muito difícil de ser compreendida, a maior deficiência em relação a base biológica por parte dos discentes são os significados da nomenclatura científica e a compreensão de como ocorrem os processos biológicos nos indivíduos e no meio em que estão inseridos. A aprendizagem significativa sintetizada e aplicada por David Ausubel, durante a sua vida, é uma das ferramentas que pode possibilitar a resolução de problemas relacionados ao saber científico, tal déficit pode ser percebido pelos docentes em suas aulas teóricas e práticas. É necessário compreender como os subsunçores são trabalhados com o público discente, torna-se evidente que esse método de aprendizagem surtiu bastante efeito nas turmas de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Maria Thomásia. As classes distintas e os diferentes saberes e vivências não foram uma barreiras para a recepção do novo conhecimento, pelo contrário, possibilitou que ficasse evidente que a metodologia aplicada em sala é de sobremodo simples, mas eficaz, dessa forma fazendo distinção entre a metodologia de aprendizagem tradicional e a significativa. Assim pode ser observado e compreendido como os alunos assimilam melhor o conhecimento e observam que o seu dia a dia pode gerar uma facilidade para a compreensão de novos saberes.pt_BR
dc.title.enSupervised Internship in High School: application of meaningful learning in Biologypt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_ldavitoriano.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.