Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7360
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação profissional destinada à juventude trabalhadora no governo Lula: análise do Programa Projovem Trabalhador no Ceará |
Título em inglês: | The professional education aimed at young workers in the Lula government: analysis Projovem Worker Program in Ceará |
Autor(es): | Oliveira, Gilson de Sousa |
Orientador: | Oliveira, Elenilce Gomes de |
Palavras-chave: | Capitalist restructuring;Youth Policy;Jovens - Emprego - Política governamental - Brasil;Capitalismo;Projovem Trabalhador–Juventude Cidadã |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | OLIVEIRA, Gilson de Sousa. A educação profissional destinada à juventude trabalhadora no governo Lula: análise do Programa Projovem Trabalhador no Ceará. 2012. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumo: | A emergência da crise estrutural do capital promove no nível planetário uma série de mudanças que atinge de modo especial o mundo do trabalho e da produção, com graves consequências para à classe trabalhadora. Desde então, os trabalhadores passaram a conviver, com o um “novo” fenômeno: o desemprego. Esse, por sua vez, contribuiu para o aumento da pobreza e a segregação social desses sujeitos. A juventude trabalhadora, sobretudo àquela dos países periféricos, a exemplo do Brasil é a mais prejudicada com o surgimento desse fenômeno. Para a classe dominante, o desemprego de jovens trabalhadores está relacionado com a baixa escolaridade, falta de qualificação e pouca experiência profissional, fatores que justificam, inclusive, a adoção de programas e projetos de educação e formação profissional, a exemplo do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. O objetivo deste trabalho é identificar as concepções que orientam a qualificação profissional do referido Programa a fim de perceber seus limites e possibilidades para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Sob a luz do materialismo histórico-dialético, o estudo procura discutir e desnudar a suposta relação existente entre desemprego e baixa escolaridade, qualificação profissional de jovens trabalhadores no Brasil e por fim, conclui que o referido Programa, assim como muitas ações voltadas para minimizar os altos índices de desemprego entre os jovens das classes populares durante o octanato do governo Lula da Silva, além de não ter assegurado uma formação profissional de qualidade, não garantiu, também, a inserção dos cursistas no mercado formal de trabalho. Nesse sentido, a formação e a inserção no mercado formal de trabalho, ainda continuam sendo bandeiras de lutas dos trabalhadores. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7360 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012-DIS-GSOLIVEIRA.pdf | 545,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.