Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73598
Tipo: | TCC |
Título: | Ser(tão) resiliente da caatinga: uma sequência didática como ferramenta auxiliar de educação ambiental no ensino fundamental |
Título em inglês: | Ser(tão) resiliente da caatinga: a didactic sequence as an auxiliary tool for environmental education in elementary school |
Autor(es): | Brandão, Milena Pereira |
Orientador: | Mota, Erika Freitas |
Palavras-chave: | Metodologias ativas;Adaptações dos seres vivos;Alfabetização científica;Domínio fitogeográfico;Caatinga |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | BRANDÃO, Milena Pereira. Ser(tão) resiliente da caatinga: uma sequência didática como ferramenta auxiliar de educação ambiental no ensino fundamental. 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O termo “Caatinga” é de origem Tupi-Guarani e significa “mata branca” devido a perda de folhas da vegetação durante o período de seca. Extremamente biodiversa e repleta de endemismos, a Caatinga possui riquezas de valor imensurável. No entanto, sua importância não é devidamente reconhecida, uma vez que o ensino detalhado sobre a Caatinga é muitas vezes negligenciado. Esta pesquisa foi realizada em uma Escola localizada na periferia do Município de Fortaleza, próxima a região metropolitana, em que os alunos não possuem acesso direto a equipamentos de cultura e ciências. Na Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica de Fortaleza, há uma exposição que trabalha a perspectiva dos indivíduos acerca da Caatinga. Portanto, houve o intento de proporcionar experiências semelhantes à exposição, democratizando o acesso a conhecimentos sobre a Caatinga, a fim de suscitar uma mudança de perspectiva com a utilização de uma sequência didática, abordando aspectos como a adaptação dos seres vivos, contexto histórico-cultural e ameaças sofridas pela Caatinga. O objetivo geral do trabalho, portanto, é compreender como a sequência didática elaborada e intitulada “Ser(tão) resiliente da Caatinga” auxiliou no entendimento sobre a Caatinga, após identificar as dificuldades de compreensão sobre a Caatinga de 30 discentes do 9º ano do Ensino Fundamental, elaborar e aplicar uma sequência didática composta por 5 etapas e, por fim, verificar a efetividade da Sequência didática como ferramenta auxiliar de Ensino de Ciências. A coleta de dados foi feita através de questionários semiestruturados aplicados antes e depois das intervenções. A análise de dados foi realizada segundo Bardin, utilizando de tabelas, porcentagem e frequências de ocorrências para evidenciar os resultados obtidos na pesquisa. |
Abstract: | The term "Caatinga" originates from the Tupi-Guarani language and means "white forest" due to the loss of leaves from the vegetation during the dry season. Extremely biodiverse and full of endemism, the Caatinga holds immeasurable value. However, its importance is not adequately recognized, as detailed education about the Caatinga is often neglected. This research was conducted at a school located on the outskirts of the city of Fortaleza, near the metropolitan region, where students do not have direct access to cultural and scientific resources. At Seara da Ciência, a science outreach facility in Fortaleza, there is an exhibition that explores individuals' perspectives on the Caatinga. Therefore, there was an intent to provide similar experiences to the exhibition, democratizing access to knowledge about the Caatinga in order to stimulate a change in perspective through the use of a didactic sequence that addresses aspects such as the adaptation of living beings, historical-cultural context, and threats faced by the Caatinga. The overall objective of this work is, therefore, to understand how the elaborated didactic sequence titled "Being(ing) resilient in the Caatinga" assisted in the understanding of the Caatinga. After identifying the difficulties in understanding the Caatinga among 30 9th grade students in elementary school, a didactic sequence composed of 5 stages was developed and implemented. Finally, the effectiveness of the didactic sequence as an auxiliary tool for science education was assessed. Data collection was performed through semi-structured questionnaires administered before and after the interventions. Data analysis was carried out following Bardin's approach, using tables, percentages, and frequency of occurrences to highlight the research results. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73598 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_mpbrandao.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.