Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73588
Tipo: TCC
Título: A contribuição dos psicólogos na implementação da competência “Projeto de vida": no ensino médio em Fortaleza-CE
Título em inglês: The contribution of psychologists in the implementation of the "Life project" competence: in high school in Fortaleza-CE
Autor(es): Alves, Ketruin Werlene Nogueira
Orientador: Coelho, Raquel Nascimento
Palavras-chave: BNCC;Ensino médio;Projeto de vida;Psicologia
Data do documento: 2022
Citação: ALVES, Ketruin Werlene Nogueira. A contribuição dos psicólogos na implementação da competência “Projeto de vida": no ensino médio em Fortaleza-CE. Orientadora: Raquel Nascimento Coelho. 2022. 65 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Projeto de vida (PV) trata-se de uma estratégia para alcançar a formação integral dos alunos, através do protagonismo, autoconhecimento e responsabilidade social, sendo possível observar a existência de uma relação entre ele e a psicologia, que pode ser corroborada através de pontos de contato, como a orientação profissional, o protagonismo juvenil e a relevância do contexto escolar no desenvolvimento dos interesses e processos de escolhas. Este termo pode ser encontrado como uma das competências presentes na Base Nacional Comum Curricular, documento norteador da educação básica brasileira, e no Documento Curricular Referencial do Ceará, que é a adaptação da BNCC a partir das especificidades estaduais. Este estudo tem como objetivo principal compreender de que forma o psicólogo está contribuindo com a implementação do projeto de vida em turmas de ensino médio de escolas em Fortaleza-CE, que ganha relevância por sua contemporaneidade e potencial de contribuição com o campo. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, através de entrevistas individuais semi estruturadas com 8 profissionais envolvidos com PV em turmas de ensino médio de escolas em Fortaleza-CE, acessados por meio da estratégia"bola de neve". A análise de conteúdo passou pelas etapas de ordenação, classificação e análise, até que fosse possível alcançar as categorias: (1) Modos de implementação do projeto de vida; (2) Possibilidade de participação do psicólogo; (3) Desafios e potencialidades. Foram encontradas diferentes realidades de implementação. Em relação à participação do psicólogo, foi percebido que, em apenas uma das oito entrevistas, este esteve atuante em sala de aula. Nos outros relatos, os psicólogos não aparecem diretamente vinculados ao PV, ou por estarem sobrecarregados com outras demandas ou pela ausência de psicólogos na escola. Dessa forma, a principal contribuição dos psicólogos se dá por meio da participação em palestras e orientações oferecidas aos professores, geralmente no início do ano. Mesmo diante desta realidade, ficou explícito o potencial que os profissionais da psicologia têm para contribuir com essa disciplina, pelo fato de que as demandas abordadas fazem parte da sua área de atuação e estudo.
Abstract: Projeto de vida (PV) is a strategy to achieve the integral formation of students, through protagonism, self-knowledge and social responsibility, being possible to observe the existence of a relationship between it and psychology, which can be corroborated through points of contact, such as professional orientation, the protagonism and the relevance of the school context in the development of interests and choice processes. This term can be found as one of the competences present in the Base Nacional Comum Curricular, the guiding document of Brazilian basic education, and in the Documento Curricular Referencial do Ceará, which is the adaptation of the BNCC from the state specificities. The main objective of this study is to understand how the psychologist is contributing to the implementation of the Projeto de vida in high school classes in Fortaleza-CE, which gains relevance due to its contemporaneity and potential contribution to the field. For this, a qualitative exploratory research was carried out, through semi-structured individual interviews with professionals involved with PV in high school classes in Fortaleza-CE, accessed through the "snowball" methodology. The content analysis went through the stages of ordering, classification and analysis, until it was possible to reach the categories: (1) Ways of implementing the Projeto de Vida; (2) Possibility of participation of the psychologist; (3) Challenges and potential. Different implementation realities were found. Regarding the participation of the psychologist, it was noticed that, in only one of the eight interviews, he was active in the classroom. In other reports, psychologists do not appear directly linked to the PV, either because they are overloaded with other demands or because of the absence of psychologists at school. Thus, the main contribution of psychologists is through participation in lectures and guidance offered to teachers, usually at the beginning of the year. Even in the face of this reality, the potential that psychology professionals have to contribute to this discipline was evident, due to the fact that the demands addressed are part of their area of activity and study.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73588
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_kwnalves.pdf486,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.