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Type: TCC
Title: Análise da concentração do mercado de autosserviço supermercadista brasileiro entre 2009 e 2018
Authors: Castro, Igor de Sousa
Advisor: Silva, José Henrique Félix
Keywords: Concentração de Mercado;Poder de Mercado;Eficiência
Issue Date: 2019
Citation: CASTRO, Igor de Sousa. Análise da concentração do mercado de autosserviço supermercadista brasileiro entre 2009 e 2018. 33 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo analisar a concentração de mercado do setor de autosserviço supermercadista no Brasil entre os anos de 2009 e 2018, tendo como hipótese, a possibilidade da existência de uma forte concentração de mercado e, por consequência, de poder de mercado. Foram coletados dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com a consultoria especializada ACNilsen, disponibilizados no Ranking ABRAS/SuperHiper, dos maiores varejistas em faturamento bruto que operaram no Brasil durante o período da análise. Foram utilizadas as três métricas usuais de concentração de mercado: Market Share, Razão de Concentração RC(k) e o Índice de Hirschman-Herfindahl (HHI). Verificou-se que o setor supermercadista brasileiro apresentou um nível de concentração considerado baixo, principalmente, quando se considera que apenas o grupo das vinte maiores empresas possui uma posição de mercado realmente relevante a nível nacional com 59,27% de participação média no período. Os resultados mostram ainda que o setor passou por uma redução do nível de concentração nos anos de 2016 e 2017. Para o desempenho das empresas componentes do mercado, fez-se uma análise do Faturamento por Loja e do Faturamento por Metro Quadrado como indicadores de eficiência. Adicionalmente, usando os mesmos dados e medidas, realizou-se um exercício considerando-se a fusão entre os dois líderes de mercado, Grupo Pão-de-Açúcar e Carrefour, ocorrida no ano de 2011. Os resultados apresentaram um significativo aumento da concentração neste mercado.
Abstract: This work aims to analyze the market concentration of the supermarket self-service sector in Brazil between 2009 and 2018, assuming the possibility of a strong market concentration and, consequently, market power. Data were collected from the Brazilian Association of Supermarkets (ABRAS) in partnership with the specialized consultancy ACNilsen, available in the ABRAS / SuperHiper Ranking, from the largest gross sales retailers that operated in Brazil during the analysis period. The usual three market concentration metrics were used: Market Share, Concentration Ratio CR(k) and the Hirschman-Herfindahl Index (HHI). It was found that the Brazilian supermarket sector presented a level of concentration considered low, especially when considering that only the group of the twenty largest companies has a really relevant market position at national level with 59.27% of average participation in the period. The results also show that the sector underwent a reduction in the level of concentration in 2016 and 2017. For the performance of the companies that make up the market, an analysis was made of Store Billing and Square Meter Billing as indicators of efficiency. . Additionally, using the same data and measures, an exercise was made considering the merger between the two market leaders, Grupo Pão-de-Açúcar and Carrefour, which occurred in 2011. The results showed a significant increase in the concentration in this market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73521
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