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Tipo: TCC
Título: O Programa Bolsa Família e suas implicações para as famílias de baixa renda: A Escola Municipal Nilson Holanda, em Fortaleza, como objeto de estudo
Autor(es): Rocha, José Renato dos Santos
Orientador: Amaral Filho, Jair do
Palavras-chave: Pobreza;Políticas públicas;Programas sociais;Educação e saúde
Data do documento: 2019
Citação: ROCHA, João Antônio Queiroz Pontes. O Programa Bolsa Família e suas implicações para as famílias de baixa renda: A Escola Municipal Nilson Holanda, em Fortaleza, como objeto de estudo.65 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O presente trabalho versa sobre o Programa Bolsa Família e suas implicações no caráter social do país. O mesmo é composto por uma introdução que contextualiza o assunto, por um capítulo referente a situação atual do Estado brasileiro e sua realidade social, onde traz pormenores sobre esse tema no tocante às questões regionais e também enfoca sobre pobreza e diferenças sociais. Traz um segundo capítulo que fala sobre programas sociais e distribuição de renda, tendo como exemplo maior de política social o Programa Bolsa Família, falando de suas concepções bem como sobre suas deliberações e preconizações. Por fim, traz um terceiro capítulo que aporta um caso prático e analítico sobre o referido programa, que teve como cenário de uma pesquisa aplicada a Escola municipal Nilson Holanda em Fortaleza. Vale ressaltar que foi aplicado um questionário dentro da concepção likert para que se pudesse concatenar dados e estatísticas que fossem capazes de expressar como se dá recepção deste programa pelos beneficiários do mesmo. Encerrando, traz as considerações finais com as respectivas conclusões que foram possíveis de amealhar.
Abstract: It is in the economic context that the present work was developed, having as its area the Economy and having as subarea the social and political field by its development scenario. This paper deals with the Bolsa Família Program and its implications on the social character of the country. It is composed of an introduction that contextualizes the subject, a chapter referring to the Brazilian state context and its social reality, which provides details about this context regarding regional issues and also focuses on poverty and social differences. It brings a second chapter that talks about social programs and income distribution, having as a major example of social policy the Bolsa Família Program, talking about its conceptions as well as its deliberations and recommendations. Finally, it brings a third chapter that provides a practical and analytical case about this program, which was the scenario of an applied research at the Nilson Holanda Municipal School in Fortaleza. It is noteworthy that a questionnaire was applied within the likert conception to concatenate data and statistics that were able to express how this program is received by its beneficiaries. In closing, it brings the final considerations with the respective conclusions that were possible to gather.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73518
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