Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73456
Tipo: Livro
Título : Inovação pedagógica no Ensino Superior: reflexões teóricas e práticas do PAAP
Organizador: Santos, Maria José Costa dos
Palabras clave : Inovação pedagógica;Ensino superior;Tecnologias educacionais;Metodologias ativas
Fecha de publicación : 2023
Editorial : Imprensa universitária da UFC
Citación : SANTOS, Maria José Costa dos (org). Inovação pedagógica no Ensino Superior: reflexões teóricas e práticas do PAAP. Fortaleza: Imprensa universitária da UFC. 2023
Resumen en portugués brasileño: O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) apresenta esse e-book por meio de seus textos, a partir de convidados que sempre colaboraram e colaboram para enriquecer a formação de professores na UFC. Visa-se a inovação acadêmica e pedagógica, aprimorando e ampliando o conceito de Inovação. Ao PAAP cabe a realização de processos formativos em formatos híbridos ou não - combinando o On-line e o Off-line, na busca de atuação de uma formação continuada pautada nos múltiplos saberes e conhecimentos, visando sempre práticas e reflexões teóricas que integrem o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão acadêmica. Almeja-se ampliar sentidos e significados sobre a docência superior com enfoque na reflexão crítica das diferentes iniciativas de reconfiguração da sala de aula acadêmica, subsidiados pelas tecnologias educacionais e as metodologias ativas, sempre visando a melhoria na integração, na interação e no engajamento. Propõe-se, portanto, com esse e-book questionamentos sobre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na UFC, fundamentados em ações estratégicas que compreendam a [re]organização do ensino, apresentando experiências vivenciadas à luz dos tipos de formatos de ensinos, sejam remoto, híbrido e/ou presencial, fundamentados nas concepções da didática no ensino superior para a aprendizagem de adultos e outros temas que subjazem e que podem ser desenvolvidos de forma individual, mas principalmente de forma colaborativa. Sustenta-se esse e-book na ideia de integração para inovação, visando apresentar atividades acadêmicas, centradas na inovação para a discência na sala de aula, oportunizando pensar de forma compartilhada em grupos de estudos específicos, visando o protagonismo estudantil na formação acadêmica.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73456
ISBN : 978-65-00-70776-2
Aparece en las colecciones: EIDEIA - Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_liv_mjcsantos-pdfa.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.