Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73427
Tipo: Dissertação
Título: Rolê sociológico: aprendendo sociologia com a cidade
Título em inglês: Sociological ride: learning sociology with the city
Autor(es): Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves
Orientador: Lopes, Francisco Willams Ribeiro
Palavras-chave: Intervenção pedagógica;Sociologia;Ensino médio;Cidade
Data do documento: 2023
Citação: FREITAS, Francisca Marcia Gabrielle Alves. Rolê sociológico: aprendendo sociologia com a cidade. Orientador: Francisco Willams Ribeiro Lopes. 2023. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este trabalho analisa como as aulas de Sociologia nos espaços urbanos podem se tornar um recurso pedagógico que desenvolve o pensar sociológico nos estudantes da educação básica. Trata-se da elaboração, realização e avaliação de uma Intervenção Pedagógica denominada Rolê Sociológico, formada por um conjunto sequencial de atividades baseadas na didática desenvolvida por Gasparin (2020) para promover a reflexão crítico-científica nos estudantes sobre os processos sociais que envolvem as vivências nos espaços urbanos da cidade onde residem. O objetivo geral deste trabalho é apresentar como a cidade pode ser um ambiente fértil durante o processo de aprendizagem do “modo sociológico de pensar”. Os objetivos específicos desta pesquisa são: possibilitar aos estudantes a identificação de como pensar a sociedade a partir da cidade; proporcionar uma maior reflexão e questionamento do seu cotidiano social, de modo que os estudantes participem enquanto sujeitos do processo de ensino e aprendizagem e fortalecer o debate sobre as intervenções pedagógicas e o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados alguns instrumentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, o grupo focal e a aplicação de questionários. Esta intervenção possui três experiências prévias, feitas nos anos letivos de 2019, 2021 e 2022, todas em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral. Em 2019, as limitações encontradas estavam relacionadas ao tempo de aula da disciplina de Sociologia, bem como a própria falta de legitimidade dela dentro da escola. Em 2021, foi planejada no âmbito do Mestrado Profissional em Sociologia e executada em meio ao ensino remoto, modalidade possível diante da pandemia do novo coronavírus. Tal modalidade possui diversas limitações que afetaram diretamente no desenvolvimento desta intervenção: não há interação face-a-face; nem todos os alunos possuem um bom provedor de internet, um aparelho celular ou notebook de qualidade ou até mesmo um local adequado para realização dos estudos. Apesar disso, possibilitou aos estudantes desenvolvimento do estranhamento e da desnaturalização em relação à cidade e, consequentemente, o modo sociológico de pensar. A última versão ocorreu em 2022, presencialmente, no espaço de uma disciplina eletiva. Nela foi observada a mudança de postura dos estudantes em relação à cidade, pois a partir do estranhamento, desnaturalização e desenvolvimento do modo sociológico de pensar demonstravam compreensão das problemáticas, interações e relações sociais estabelecidas nos espaços urbanos. A apatia dos estudantes nas salas de aula foram dificuldades percebidas e consideradas no processo de (re)construção do Rolê Sociológico. A saída para essas problemáticas foi encontrada ao fortalecer o envolvimento dos estudantes em sala de aula, incentivando sua proatividade a partir das rodas de conversas com os convidados. Apesar dessas limitações, foi identificado que é possível aprender Sociologia com a cidade, compreendendo-a a partir dos conflitos e relações sociais estabelecidos nos espaços urbanos. A experiência, além de fortalecer o pertencimento dos estudantes à cidade, também fortalece a identidade pedagógica da disciplina de Sociologia na escola.
Abstract: This study analyzes how Sociology classes in urban spaces can become a pedagogical resource that develops sociological thinking in basic education students. It involves the development, implementation, and evaluation of a Pedagogical Intervention called "Rolê Sociológico", which consists of a sequential set of activities based on the didactics developed by Gasparin (2020) to promote critical-scientific reflection among students on the social processes that involve experiences in the urban spaces where they reside. The general objective of this work is to present how the city can be a fertile environment during the process of learning the "sociological way of thinking". The specific objectives of this research are: to enable students to identify how to think about society from the city; to provide greater reflection and questioning of their social daily life, so that students participate as subjects in the teaching and learning process; and to strengthen the debate on pedagogical interventions and the teaching of Sociology in high school. For the development of this work, some methodological instruments were used: bibliographic research, focus groups, and questionnaires. This intervention has had three previous experiences, carried out in the class of 2019, 2021, and 2022, all in a Full-Time High School. In 2019, the limitations encountered were related to the limited class time for the Sociology discipline, as well as its lack of legitimacy within the school. In 2021, it was planned within the scope of a Professional Master's degree in Sociology and executed in the context of remote teaching, a modality made possible due to the new coronavirus pandemic. This modality has several limitations that directly affected the development of this intervention: there is no face-to-face interaction; not all students have a good internet provider, a quality cell phone or notebook, or even a suitable place to study. Despite this, it enabled students to develop estrangement and denaturalization regarding the city and, consequently, the sociological way of thinking. The last version took place in 2022, in-person, in the context of an elective course. In it, a change in the students' attitude towards the city was observed, as, through estrangement, denaturalization, and the development of the sociological way of thinking, they demonstrated an understanding of the problems, interactions, and social relationships established in urban spaces. The apathy of students in classrooms was perceived as a difficulty and considered in the process of (re)constructing the "Rolê Sociológico". The solution to these problems was found by strengthening the students' involvement in the classroom, encouraging their proactivity through conversations with invited guests. Despite these limitations, it was identified that it is possible to learn Sociology with the city, understanding it from the conflicts and social relationships established in urban spaces. The experience not only strengthens the students' sense of belonging to the city but also strengthens the pedagogical identity of the Sociology discipline in the school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73427
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_fmgafreitas.pdf6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.