Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73382
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A matemática por trás da orientação e mobilidade
Título em inglês: Mathematics behind orientation and mobility
Autor(es): Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Matemática;Orientação;Mobilidade;Pessoas com deficiência visual
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Instituto Benjamin Constant
Citação: Brandão, Jorge Carvalho. A matemática por trás da orientação e mobilidade. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro-RJ, n. 42, p. 1-8, 2009.
Resumo: O presente trabalho mostra que a Matemática pode ser mais facilmente compreendida através de algumas atividades de Orientação e Mobilidade (OM), seguidas de reforço por professor de Matemática ou de Apoio Pedagógico. É fruto de nossa pesquisa para tese de doutorado. Entretanto, o material que apresentamos não ficou prisioneiro de um linguajar mais técnico, procurando relatar algumas vivências com alunos atendidos pelo Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual (CAP) do Ceará.
Abstract: This study shows that mathematics can be more easily understood through some activities of Orientation and Mobility (OM), followed by reinforcement by a professor of mathematics or pedagogical support. It is the result of our research for doctoral thesis. However, the material here presented is not shut in a more technical language, rather it tries to report some experiences with students attended by the Center for Pedagogical Support to Persons with Visual Impairment (CAP) in Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73382
ISSN: 1984-6061
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEHA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_jcbrandão1.pdf320,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.