Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73294
Tipo: | TCC |
Título : | Descobrindo-me Professora: uma narrativa autobiográfica sobre o percurso de formação docente em Ciências e Biologia |
Título en inglés: | Discovering myself as a teacher: an autobiographical narrative about the course of teacher training in Science and Biology |
Autor : | Gomes, Letícia Alves |
Tutor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palabras clave : | Formação de professores;Método autobiográfico;Ensino de biologia;Aprendizagem significativa;Metodologias ativas |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | GOMES, Letícia Alves. Descobrindo-me professora: uma narrativa autobiográfica sobre o percurso de formação docente em Ciências e Biologia. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho narra as experiências mais relevantes do processo de formação de uma futura professora de Biologia, através do método autobiográfico. As narrativas autobiográficas utilizam a voz do autor ao colocar-se como o próprio objeto de seu estudo para repensar suas experiências sob um olhar crítico, reflexivo e investigativo sobre suas práticas. Esse método têm sido cada vez mais utilizado nos últimos anos como importante ferramenta na pesquisa em Educação e na formação profissional docente, por proporcionar o exercício da reflexão crítica sobre as ações pedagógicas dos educadores e a análise de seu processo formativo, englobando elementos como a memória e a subjetividade. São relatadas neste trabalho experiências formativas que vão desde a escolha e o ingresso no curso, passando por reflexões adquiridas durante o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), os estágios supervisionados obrigatórios e a experiência docente em um curso pré-vestibular. As discussões têm como base a perspectiva afetiva, democrática e revolucionária de Paulo Freire, o processo construtivo da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e a utilização de metodologias ativas como proposta para alcançar a autonomia do educando através de uma aprendizagem ativa e participativa. Diante das discussões levantadas e das reflexões realizadas, este trabalho pode ser encarado como uma importante ferramenta para a análise das próximas práticas da futura educadora. |
Abstract: | The present work narrates the most relevant experiences of the formation process of a future Biology professor, through an autobiographical method. The autobiographical narrative encompasses the author's voice to place himself as the very object of study to rethink his experiences from a critical, reflective, and investigative perspective on his practices. This narrative has increased in recent years as a significant tool in research, and in professional teacher training, providing the exercise of critical reflection on the pedagogical actions of educators and the analysis of their training process, encompassing elements such as memory and subjectivity. Training experiences are reported in this work, ranging from choosing and entering the courses, through reflections acquired during the PIBIC (Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships), mandatory supervised internships, and teaching experience in a pre-university course. The discussions are based on the affective, democratic, and revolutionary perspective of Paulo Freire, the constructive process of meaningful learning proposed by David Ausubel, and the use of active methodologies as a proposal to achieve student autonomy through active and participatory learning. In view of the discussions raised and the reflections accomplished, this work can be viewed as an important tool for the analysis of the next practices of a future educator. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73294 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_lagomes.pdf | texto do tcc | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.