Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73281
Tipo: Dissertação
Título: A órbita de uma cena fotografada: o desmentido entre a imagem e o histórico
Título em inglês: The orbit of a photographed scene: the denial between the image and the historical
Autor(es): Gomes, Priscilla Hadassa Rabelo
Orientador: Pereira, Caciana Linhares
Palavras-chave: Psicanálise;Desmentido;Objeto fetiche;Arte;Psychoanalysis;Denial;Fetish object;Art;Walter Benjamin
Data do documento: 2023
Citação: GOMES, Priscilla Hadassa Rabelo. A órbita de uma cena fotografada: o desmentido entre a imagem e o histórico. Orientadora: Caciana Linhares Pereira. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este trabalho intentou investigar os caracteres imagético e histórico implicados no conceito de desmentido (Verleugnung) desde sua apresentação paradigmática, o fetichismo, e de algumas aproximações às discussões sobre fotografia e história em Walter Benjamin, a fim de entrever seu alcance. Desta forma, pela via freudiana, apresentamos a construção do conceito de desmentido, sua distinção e seu trabalho de formalização, enquanto, pela via benjaminiana, acentuamos os caracteres investigados. Para tanto, remetemo-nos às noções de imagem e de história, bem como suas relações com o desmentido, na obra de Freud, de Lacan, nos seminários dos anos de 1950, e de Benjamin, principalmente no ensaio sobre a reprodutibilidade técnica. Assim, com vistas ao caráter histórico aludido, apresentamos e relacionamos uma leitura da noção de origem (Ursprung) em Freud e Benjamin, segundo as ideias de salto (Sprung), nascente (Springen) e só-depois (Nachträglich); em seguida, mostramos a especificidade da Verleugnung na criação do objeto fetiche e seu valor metapsicológico para, então, destacarmos a não correspondência entre objeto e meta, os conceitos de defesa e de aparelho psíquico, o esforço freudiano de espacialização deste aparelho e a qualidade de imagem fabricada do fetiche. Este passo permitiu uma primeira relação entre o caráter imagético e histórico. Doravante, acompanhamos a criação da Verleugnung na obra de Freud a partir da teoria da defesa e através de sua análise dos dois Moisés, o texto e a estátua, bem como de Da Vinci e seus quadros. Acrescentamos a fotografia à série que contem os textos bíblicos e as obras de arte, o que possibilitou uma aproximação dos conceitos de inconsciente, em Freud, e inconsciente óptico, em Benjamin, e verificamos que o funcionamento do aparelho determina formas de produção histórica. Ainda, a retomada destas análises de Freud permitiu uma diferenciação clínica entre recalque e desmentido segundo os modos de retorno do recalcado e do desmentido. Enquanto um exige interpretação, o outro, criação. Encontramos também uma dimensão ética desta diferenciação que é relativa à realização da significação desmentida como letra. Por fim, destacamos como o congelamento operado na fotografia, como contradição resolvida e como metonímia de algo visto e eternizado, indicia o desmentido. Salientamos a importância deste indício nas discussões em história por desarticular o campo do visto à totalidade da experiência.
Abstract: This work intended to investigate the imagetic and historical aspects implied in the concept of denial (Verleugnung) from its paradigmatic presentation, the fetishism and some approaches to discussions about photography and history in Walter Benjamin, in order to glimpse its reach. In this way, through the Freudian path, we present the construction of the denial concept, its distinction and its work of formalization, while, through the Benjaminian path, we accentuate the investigated aspects. Therefore, we refer to the notions of image and history, as well as their relations with denial, in the work of Freud, Lacan, in the 1950s seminars, and in Benjamin, mainly in the essay on technical reproducibility. Thus, with a view to the alluded historical character, we present and relate a reading of the notion of origin (Ursprung) in Freud and Benjamin, according to the ideas of leap (Sprung), spring (Springen) and afterwardsness (Nachträglich); then, we show the specificity of Verleugnung in the creation of the fetish object and its metapsychological value, so we can highlight the noncorrespondence between object and goal, the concepts of defense and psychic apparatus, the Freudian effort to spatialize this apparatus and the quality of the fabricated image of the fetish. This step allowed a first relationship between imagetic and historical aspects. Henceforth, we follow the creation of Verleugnung in Freud‘s work, from the defense theory and through his analysis of the two Moses, the text and the statue, as well as of Da Vinci and his paintings. We added the photography to the series that contains the biblical texts and the works of art, which made it possible to approximate the concepts of the unconscious, in Freud, and the optical unconscious, in Benjamin, and we verified that the functioning of the apparatus determines forms of historical production. Still, the resumption of these analyzes by Freud allowed a clinical differentiation between repression and denial according to their modes of return. While one requires interpretation, the other, creation. We also found an ethical dimension of this differentiation which refers to the realization of the meaning denied as a letter. Finally, we highlight how the freezing operated in photography, as a resolved contradiction and as a metonym of something seen and eternalized, indicts denial. We emphasize the importance of this indication in discussions in history for disarticulating the field of the seen to the totality of experience.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73281
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_phrgomes.pdf841,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.