Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJorge Neto, Paulo de Melo-
dc.contributor.authorSales, Francisco Sharle de-
dc.date.accessioned2023-06-28T15:42:25Z-
dc.date.available2023-06-28T15:42:25Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSALES, Francisco Sharle de. Comparativo da qualidade da educação básica brasileira entre a região Nordeste e as regiões Sul e Sudeste. 2007. 63 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73188-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de base - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectSistema de Avaliação da Educação Básicapt_BR
dc.subjectEducação - Qualidade de ensinopt_BR
dc.titleComparativo da qualidade da educação básica brasileira entre a região Nordeste e as regiões Sul e Sudestept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA região Nordeste é, tradicionalmente, uma das regiões do Brasil que mais sofre com problemas na qualidade na educação básica. Neste sentido, objetiva — se comparar a educação básica (aqui só ensino fundamental e médio) dos estados do Nordeste com os estados das regiões Sul e Sudeste. No primeiro capítulo, uma breve literatura do ensino básico e dos exames de avaliação, além de alguns resultados destes, é dada. No segundo capítulo, a analogia é feita no âmbito de escolas públicas, enquanto no terceiro a comparação é no âmbito de escolas particulares, tendo ainda neste capitulo, uma comparação entre os resultados públicos e privados. Para tanto, serão usados os testes de português e matemática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de seis edições: 1995, 1997, 1999, 2001, 2003 e 2005. Esses testes são aplicados, por amostragem, a cada dois anos para alunos da 4a e 8a séries do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio da rede pública e privada. Dessa forma, chegou — se à conclusão que as disparidades de desempenho dos estados do Nordeste perante os estados do Sul e Sudeste são maiores quando se analisa dados de escolas públicas; quando se trabalha com dados de escolas privadas, o desempenho dos estados do Nordeste não se distancia muito das outras regiões destacadas, apesar de ainda ser, em geral, menor do que o desempenho dos estados do Sul e Sudeste.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_fssales.pdf33,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.