Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorSilva, Elizeu Won Ancken da-
dc.date.accessioned2023-06-26T17:53:50Z-
dc.date.available2023-06-26T17:53:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Elizeu Won Ancken da. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas vozes dos bolsistas egressos. Orientador: Wagner Bandeira Andriola. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73096-
dc.description.abstractThe study recalls the main formative actions of the Institutional Program for Scholarship Initiation to Teaching (PIBID), in the voice of the former fellows of the Pedagogy course of the Mato Grosso State University (UNEMAT). It has the general objective of analyzing, from the perceptions of former scholarship students of the PIBID of the Pedagogy Undergraduate Course at UNEMAT, from 2014 to 2018, what are the contributions that the Institutional Program for Scholarship Initiation to Teaching (PIBID) brought to their teaching education. The methodological option is classified as applied research, descriptive type, using as technical procedure the case study of quali-quantitative approach. The locus of the research was the PIBID-UNEMAT Subproject of the Degree Course in Pedagogy of the Mato Grosso State University "Carlos Alberto Reys Maldonado", Juara University Campus. The universe of people involved in the mentioned program between the years 2014 and 2018 were 64 scholars of initiation to teaching, 12 supervisors and 04 area coordinators. The sample used in the research consisted of 08 initiation scholars, 02 supervisors and 02 area coordinators. As instruments of collection we used a structured interview script, a questionnaire, and analysis of the reflective memoirs. The data revealed that the participation of the fellows in the PIBID provided them with experiences and learning for the construction of a more solid base for their later work as educators, allowing them to better face the difficulties and challenges in teaching. The data also show that the objectives of the PIBID Program were achieved, since, according to the respondents, there was an improvement in the pedagogical performance of the teacher, observance of their role as educators in society, as well as an improvement in the quality of initial teacher training, since many of the graduates participating in the study are already inserted in school environments or continuing their studies at the Specialization or Master's level.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação de programaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas vozes dos bolsistas egressospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorRodrigues, Maxweel Veras-
dc.description.abstract-ptbrO estudo resgata as principais ações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na voz dos bolsistas egressos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Possui como objetivo geral analisar, a partir das percepções dos bolsistas egressos do PIBID do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEMAT, período 2014 a 2018, quais são as contribuições que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) trouxe para sua formação docente. A opção metodológica classifica-se como pesquisa de natureza aplicada, do tipo descritiva, utilizando-se como procedimento técnico o estudo de caso de abordagem quali-quantitativa. O lócus da pesquisa foi o Subprojeto PIBID-UNEMAT do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reys Maldonado”, Campus Universitário de Juara. O universo de envolvidos no referido programa entre os anos 2014 a 2018 foram 64 bolsistas de iniciação à docência, 12 supervisores e 04 coordenadores de área. A amostra empregada na pesquisa foi constituída por 08 bolsistas de iniciação à docência, 02 supervisores e 02 coordenadores de área. Como instrumentos de coleta utilizaram-se um roteiro de entrevista estruturada, questionário e análise dos memoriais reflexivos. Os dados revelaram que a participação dos Bolsistas no PIBID proporcionou-lhes experiências e aprendizados para a construção de uma base mais sólida para a sua posterior atuação como educador, podendo enfrentar melhor as dificuldades e os desafios no âmbito da docência. Os dados apontam, ademais, que os objetivos do Programa PIBID foram alcançados, pois, segundo os respondentes, houve melhoria na atuação pedagógica do professor, observância quanto ao seu papel de educador frente à sociedade, além de ter propiciado melhoria na qualidade da formação inicial de professores, posto que muitos dos egressos partícipes do estudo já estão inseridos em ambientes escolares ou continuando os seus estudos em níveis de Especialização ou de Mestrado.pt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_ewasilva.pdf855,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.