Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Alexandre Jeronimo Correia-
dc.contributor.authorCunha, Karla Luana Gomes-
dc.date.accessioned2023-06-21T18:38:07Z-
dc.date.available2023-06-21T18:38:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCUNHA, Karla Luana Gomes. Escritas sociológicas: uma intervenção didática interdisciplinar. Orientador: Alexandre Jeronimo Correia Lima. 2023. 393 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72974-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociologuapt_BR
dc.subjectEscrita e redaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titleEscritas sociológicas: uma intervenção didática interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta a construção e a aplicação de uma experiência didática entre as disciplinas de sociologia e a de língua portuguesa para a produção de redações. Apresenta-se, além da sequência didática, um material didático que propõe oferecer aos professores um subsídio para a reaplicação da intervenção em seus espaços escolares. Partimos da ideia de que conceitos, temas e teorias propostos pelas orientações curriculares nacionais para o ensino de sociologia contribuem para o desenvolvimento de produções textuais com argumentações bem fundamentadas. A atividade objetivou construir uma intervenção didática entre sociologia e redação em duas escolas públicas da rede estadual de ensino, buscando assim analisar a contribuição da teoria sociológica como instrumento colaborador na construção textual. Para alcançar esse propósito, adotamos a metodologia qualitativa, tendo como inspiração a pesquisa-ação, acompanhada da análise de uma literatura e observação da aplicação das oficinas didáticas. A sequência didática aconteceu entre os meses de fevereiro e novembro de 2021, tendo como discussão basilar temas de redações propostos pelo ENEM e sua relação com o campo sociológico. Ademais, o projeto de intervenção contou com a colaboração das professoras de língua portuguesa das duas escolas onde se realizou o projeto. Participaram das atividades síncronas, assíncronas e híbridas estudantes do 3° ano do Ensino Médio regular e profissional. Os conteúdos discutidos nessas aulas contemplaram autores da sociologia tais como: os clássicos, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber e contemporâneos, como Pierre Bourdieu, Zygmunt Bauman, Foucault, Richard Sennett, Boaventura de Souza Santos, dentre outros. Como referencial teórico, nos apropriamos de Kulessa (2017) sobre a linguagem sociológica e Vygotsky (2007) sobre a escrita. Observamos que o projeto de intervenção possibilitou a melhoria na escrita, na argumentação dos estudantes e na participação assídua em aulas remotas, híbridas e presenciais. Outrossim, o desenvolvimento de textos com argumentos mais sólidos e apresentando uma reflexão sociológica dos temas discutidos, além do desenvolvimento de uma linguagem mais formal no texto dissertativo, reforçando uma ampliação no repertório sociocultural dos estudantes. Ressalta-se que as oficinas possibilitaram o aprimoramento dos descritores do SPAECE, ENEM e SAEB, além da relação estabelecida com projetos desenvolvidos na escola, como o FOCO na Aprendizagem. A construção do fazer-se pensar de maneira sociológica foi outro resultado do projeto.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo presenta la construcción y aplicación de una experiencia didáctica entre las disciplinas de la sociología y la lengua portuguesa para la producción de ensayos. Presenta, además de la secuencia didáctica, un material didáctico que propone ofrecer a los docentes un subsidio para la reaplicación de la intervención en sus espacios escolares. Partimos de la idea de que conceptos, temas y teorías propuestas por los lineamientos curriculares nacionales para la enseñanza de la sociología contribuyen al desarrollo de producciones textuales con argumentos bien fundados. La actividad tuvo como objetivo construir una intervención didáctica entre la sociología y la escritura en dos escuelas públicas de la red estatal de educación, buscando así analizar la contribución de la teoría sociológica como instrumento colaborativo en la construcción textual. Para lograr este propósito, adoptamos una metodología cualitativa, inspirada en la investigación acción, acompañada del análisis de una literatura y observación de la aplicación de talleres didácticos. La secuencia didáctica se desarrolló entre febrero y noviembre de 2021, con la discusión básica de los temas de ensayo propuestos por el ENEM y su relación con el campo sociológico. Además, el proyecto de intervención contó con la colaboración de profesores de lengua portuguesa de las dos escuelas donde se llevó a cabo el proyecto. Estudiantes de 3° año de bachillerato regular y profesional participaron de las actividades sincrónicas, asincrónicas e híbridas. Los contenidos discutidos en estas clases incluyeron autores de sociología como: los clásicos, Émile Durkheim, Karl Marx y Max Weber y contemporáneos como Pierre Bourdieu, Zygmunt Bauman, Foucault, Richard Sennett, Boaventura de Souza Santos, entre otros. Como marco teórico nos apropiamos de Kulessa (2017) sobre el lenguaje sociológico y de Vygotsky (2007) sobre la escritura. Observamos que el proyecto de intervención permitió mejorar la redacción, la argumentación de los estudiantes y la participación asidua en clases a distancia, híbridas y presenciales. Además, el desarrollo de textos con argumentos más sólidos y que presenten una reflexión sociológica sobre los temas tratados, además del desarrollo de un lenguaje más formal en el texto de disertación, reforzando una ampliación en el repertorio sociocultural de los estudiantes. Cabe señalar que los talleres permitieron mejorar los descriptores SPAECE, ENEM y SAEB, además de la relación establecida con proyectos desarrollados en la escuela, como FOCO na Aprendizagem. La construcción de hacerse pensar de manera sociológica fue otro resultado del proyecto.pt_BR
dc.title.enSociological writings: an interdisciplinary didactic interventionpt_BR
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_klgcunha.pdf22,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.