Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKroef, Ada Beatriz Gallicchio-
dc.contributor.authorLima, Ana Lorena Bandeira-
dc.date.accessioned2023-06-19T11:40:52Z-
dc.date.available2023-06-19T11:40:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Lorena Bandeira. O cinema como produtor de pensamento no ensino de filosofia. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72894-
dc.description.abstractIt is a cartography that marks the line forces movements in an experimentation in Philosophy Teaching in which cinema is not reduced to the illustration of concepts, but also understood as a producer of thought. Departing from the philosophy of difference, specially Deleuze and Bergson’s thoughts about cinema, we analyze that it not only shows the moving image, but triggers the thought; in other words, a film produces concepts. We seek to trace the educational displacements that deterritorialize education already territorialized by arborescent thought, verifying the tranversalization of philosophy with Art and Science in the direction of a rhizomatic practice. For this purpose, we analyze the experimentation of philosophy and cinema through a study group in a public high school located at Ceará’s countryside, which, despites of its uniqueness, points to possibilities of using cinema in Philosophy Teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectThoughtpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.titleO cinema como produtor de pensamento no ensino de filosofiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata-se de uma cartografia que marca os movimentos de linhas de forças em uma experimentação no Ensino de Filosofia, na qual o cinema não se reduz à mera ilustração de conceitos, mas é visto como produtor de pensamento. Partindo da filosofia da diferença, em particular o pensamento de Deleuze e Bergson sobre o cinema, assinalamos que o mesmo não só coloca a imagem em movimento, mas dispara o pensamento, ou seja, um filme produz conceitos. Buscamos traçar os deslocamentos educacionais que desterritorializam a educação já territorializada pelo pensamento arborescente, constatando a transversalização da filosofia com a arte e a ciência na direção de uma prática rizomática. Para tanto, analisamos a experimentação de um grupo de estudos de filosofia e cinema em uma escola pública de ensino médio, localizada no interior do Ceará, que, em sua singularidade, nos aponta possibilidades do uso do cinema no Ensino de Filosofia.pt_BR
dc.title.enCinema as a producer of thought in the teaching of philosophypt_BR
Appears in Collections:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_alblima.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.