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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72871
Type: | Dissertação |
Title: | Práticas de leitura e o gênero canção rap na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: uma proposta didática para o ensino |
Title in English: | Reading practices and the rap song genre from the perspective of sociodiscursive interactionism: a didactic proposal for teaching. |
Authors: | Pinheiro, Naiara Fernandes |
Advisor: | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
Keywords: | Ensino de leitura;Rap;ISD;Teaching of reading |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | PINHEIRO, Naiara Fernandes. Práticas de leitura e o gênero canção rap na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: uma proposta didática para o ensino. Orientadora: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pòs-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de leitura, embora seja um assunto ainda recorrente no âmbito escolar, torna-se, muitas vezes, uma atividade enfadonha, pois é feito como um processo linear, palavra por palavra, com o intuito de extrair algum significado do texto. A canção por se tratar de um gênero que desperta sentimentos diversos e que proporciona uma experiência prazerosa, foram realizadas algumas atividades de leitura (com músicas de outro estilo) nas aulas de Língua Portuguesa, nas turmas de 9º ano do ensino fundamental anos finais. O presente trabalho teórico de cunho propositivo e de base qualitativa, com foco no ensino de leitura a partir do gênero canção rap, tem como objetivo propor atividades para o aprimoramento das habilidades de leitura a partir do gênero canção rap nos alunos do 9o ano do ensino fundamental anos finais. A escolha de desse gênero musical surgiu, primeiramente de uma grande apreciação do gênero canção rap por estar muito presente no cotidiano do povo brasileiro, logo, ao utilizá-lo além de apresentar um pouco da nossa cultura e utilizar um gênero que está presente no dia a dia dos alunos, desperta um novo olhar para uma reflexão sobre os problemas sociais e os valores presentes, nas canções, que estão presentes em nossa sociedade. Dessa forma, ao trabalhar com esse gênero será considerado o repertório linguístico do aluno. Essa prática de ensino é relevante, uma vez que, aborda os estudos linguístico integrado aos elementos culturais, considerando o conhecimento de mundo dos alunos e o contexto social em que eles estão inseridos. Com a participação dos discentes, ampliam-se as oportunidades de ensino e aprendizagem ocasionando uma reflexão sobre o que é abordado nas letras de canção do gênero musical rap. A pesquisa foi embasada nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), delineados por Broncarkt (2012) que defende o ensino de língua dentro de um contexto social no qual ocorra a interação. E dos teóricos de leitura como Kleiman (2016) e Leurquin (2001) que enfatizam a importância desse ensino na construção de leitores críticos e participativos. Para tal, a escolha do da canção e do rap, em sala de aula, foi propicia para proporcionar ao aluno o contato com um material que possibilite uma participação efetiva dos estudantes, incitando o debate e assegurando a construção do senso crítico de cada educando. |
Abstract: | The teaching of reading, despite still being a recurrent subject in the school environment, often becomes a boring activity, since it is performed as a linear process, word by word, with the aim of extracting some meaning from the text. Because it is a genre that evokes several feelings and provides a pleasing experience, some reading activities (with songs from another genre) were carried out in Portuguese Language classes, at the nineth grade classes of junior high school in the final years. The present theoretical work of propositional nature and qualitative basis, focusing on teaching of reading from the rap song genre, has as objective to propose activities for the improvement of reading skills from rap songs in students of the ninth grade of junior high school in the final years. The choice for this musical genre came up, firstly, from a great appreciation of the song genre as it is a genre that is very present in Brazilian people’s daily lives, so, when using it, in addition of presenting a little of our culture and using a genre that is present in the students’ daily lives, it evokes a new look for a reflection on social problems and the values present in the songs, which are present in our society. Thus, when working with this genre, it will be considered the student’s linguistic repertoire. This teaching practice is relevant once it addresses linguistic studies integrated with cultural elements, considering the students’ world knowledge and the social context in which they are inserted. With the participation of the students, teaching and learning opportunities are expanded, leading to a reflection on what is addressed in the lyrics of the rap music genre. The research will be based on the theoretical assumptions of Socio-discursive Interactionism (SDI) outlined by Broncarkt (2012), who defends language teaching within a social context in which interaction occurs. And theorists of reading such as Kleiman (2016) and Leurquin (2001) who emphasize the importance of this teaching in the construction of critical and participatory readers. For this, the choice for song and rap, in the classroom, was propitious in order to provide the students the contact with material that enables their effective participation, inciting the debate and ensuring the construction of a critical sense of each student. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72871 |
Appears in Collections: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
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