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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Suzana de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Germana Maria Marinho-
dc.contributor.authorPessoa, Kelly de Araújo Rodrigues-
dc.contributor.authorAraújo, Rinaldo dos Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Mona Lisa Moura de-
dc.date.accessioned2023-06-15T16:55:29Z-
dc.date.available2023-06-15T16:55:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAGUIAR, Suzana de Oliveira; SILVA, Germana Maria Marinho; PESSOA, Kelly de Araujo Rodrigues; ARAÚJO, Rinaldo dos Santos; OLIVEIRA, Mona Lisa Moura de. Perfis das emissões instantâneas (CO, NO e SO2) derivadas de veículos ciclos otto e diesel para diferentes tipos de combustível e condições de rotação do motor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 20., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2015, p. 1-8.pt_BR
dc.identifier.issn2359-1757-
dc.identifier.otherDOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-0577-24872-175145-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72853-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePerfis das emissões instantâneas (CO, NO e SO2) derivadas de veículos ciclos otto e diesel para diferentes tipos de combustível e condições de rotação do motorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA má qualidade do ar nos centros urbanos tem sido atribuída, sobretudo, às emissões veiculares, as quais são fontes de crescentes preocupações ambientais e de saúde pública. Assim, este trabalho avaliou os perfis de emissões no escapamento (CO, NO e SO2) de veículos equipados com motores ciclos Otto e Diesel, mediante teste estático. As emissões foram abordadas segundo os diferentes tipos de veículos, combustíveis e condições de rotação do motor. Os dados foram coletados instantaneamente usando um analisador eletroquímico portátil. Os resultados mostraram que, no arranque a frio, o veículo leve (a álcool e a gasolina), emite concentrações de CO superiores a 50.000 ppm, valor bem superior ao limite de 39 ppm recomendado pela OMS, enquanto o veículo Diesel emite a menor quantidade deste poluente, devido as suas características de operação sob maior taxa de oxigênio. Na partida com motor quente observou-se que, para a maioria dos poluentes e classes veiculares testados, a temperatura dos gases de exaustão na presença do catalisador, reduz os níveis de emissão. A motocicleta e o veículo a diesel destacaram-se na emissão de NO e SO2. Assim, apesar do desenvolvimento tecnológico no gerenciamento eletrônico, motores e combustíveis mais “limpos”, os veículos automotivos ainda contribuem significativamente para elevadas taxas de emissões, seja em ambiente aberto e/ou confinado, mesmo sem executar um ciclo de condução.pt_BR
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