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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Aguiar, Suzana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Germana Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Kelly de Araújo Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Araújo, Rinaldo dos Santos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Mona Lisa Moura de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T16:55:29Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T16:55:29Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Suzana de Oliveira; SILVA, Germana Maria Marinho; PESSOA, Kelly de Araujo Rodrigues; ARAÚJO, Rinaldo dos Santos; OLIVEIRA, Mona Lisa Moura de. Perfis das emissões instantâneas (CO, NO e SO2) derivadas de veículos ciclos otto e diesel para diferentes tipos de combustível e condições de rotação do motor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 20., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2015, p. 1-8. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-1757 | - |
dc.identifier.other | DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-0577-24872-175145 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72853 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Perfis das emissões instantâneas (CO, NO e SO2) derivadas de veículos ciclos otto e diesel para diferentes tipos de combustível e condições de rotação do motor | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A má qualidade do ar nos centros urbanos tem sido atribuída, sobretudo, às emissões veiculares, as quais são fontes de crescentes preocupações ambientais e de saúde pública. Assim, este trabalho avaliou os perfis de emissões no escapamento (CO, NO e SO2) de veículos equipados com motores ciclos Otto e Diesel, mediante teste estático. As emissões foram abordadas segundo os diferentes tipos de veículos, combustíveis e condições de rotação do motor. Os dados foram coletados instantaneamente usando um analisador eletroquímico portátil. Os resultados mostraram que, no arranque a frio, o veículo leve (a álcool e a gasolina), emite concentrações de CO superiores a 50.000 ppm, valor bem superior ao limite de 39 ppm recomendado pela OMS, enquanto o veículo Diesel emite a menor quantidade deste poluente, devido as suas características de operação sob maior taxa de oxigênio. Na partida com motor quente observou-se que, para a maioria dos poluentes e classes veiculares testados, a temperatura dos gases de exaustão na presença do catalisador, reduz os níveis de emissão. A motocicleta e o veículo a diesel destacaram-se na emissão de NO e SO2. Assim, apesar do desenvolvimento tecnológico no gerenciamento eletrônico, motores e combustíveis mais “limpos”, os veículos automotivos ainda contribuem significativamente para elevadas taxas de emissões, seja em ambiente aberto e/ou confinado, mesmo sem executar um ciclo de condução. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEME - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2015_eve_soaguiar.pdf | 954,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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