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dc.contributor.advisorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorPitombeira, Suzete Suzana Rocha-
dc.date.accessioned2023-06-15T14:20:09Z-
dc.date.available2023-06-15T14:20:09Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPITOMBEIRA, Suzete Suzana Rocha. Docência Universitária: avaliação diagnóstica como instrumento transformador da prática docente. 2012. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Cerá, Fortaleza, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72844-
dc.description.abstractThis research has the evaluation of teacher evaluation (meta-evaluation) as its theme, backed by diagnostic evaluation, and it is part of the line of research of educational assessment, in the thematic axis of the institutional assessment. The process of planning of an Institution of Higher Education reaches fulfillment with the assessment which has the role of fueling the institutional action continuously. Therefore, assessing faculty performance is indispensable for obtaining results that guide the effect and clarity of actions for the planning and management of Institutions of Higher Education. In this regard, two points of view are important in this process: the teacher’s and the student body’s, both main characters in learning. The teacher assessment aims that teachers recognize themselves in their pedagogical practice and promote changes that guide the conditions of teaching. The National System of Higher Education Assessment (SINAES), has brought challenges for the Institutions of Higher Education, which had to implement and develop their processes of self-evaluation, contributing for a new dynamics inside the institutions. Thus, it is researched what would be necessary to assess in the teacher performance, so that it would help to enhance the teaching work and revert in benefits for the institution as a whole. So, a qualitative research was developed, and as an instrument, surveys were written on the basis of attributes created by the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. A sample of 25 teachers and 58 students from two academic units (Technology Center and School of Economy, Business Administration, Actuarial Science and Accounting) participated in the survey. It was made clear that according to students’ opinion, teacher evaluation can bring changes to teaching when the didactic and methodological aspects, the faculty commitment, the learning evaluation and the teacher-student relationships are evaluated. Teacher’s opinions were linked to: the aims of the evaluation as a job promotion and improvement of practice; the discredit of the evaluation by students due to the necessity of their awareness and guidance and the disqualification of their opinion. It is concluded that teacher evaluation helps to understand better a certain reality and can contribute to improve and change it, but one must always know how to properly use the results and recommendations and to recognize the limits.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da Educação Superiorpt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliação - Cearápt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleDocência Universitária: avaliação diagnóstica como instrumento transformador da prática docentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrTem como tema a avaliação da avaliação docente (meta-avaliação) apoiada na avaliação diagnóstica, e está inserida na linha de pesquisa da avaliação educacional, no eixo temático da avaliação institucional. O processo de planejamento de uma Instituição de Ensino Superior se completa com a avaliação, que tem o papel de alimentar continuamente a ação institucional. Portanto, avaliar a ação do docente se faz imprescindível para a obtenção de resultados que orientem o efeito e a transparência das ações para o planejamento e a gestão das instituições do ensino superior. Para isso, dois olhares são importantes nesse processo: o do docente e o do discente, ambos protagonistas da aprendizagem. A avaliação docente objetiva que os professores se reconheçam em sua prática pedagógica e promovam mudanças que orientem as condições de ensino. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), trouxe desafios para as instituições de ensino superior, que tiveram de implementar e desenvolver seus processos de autoavaliação, contribuindo para uma nova dinâmica no interior das instituições. Investiga-se, então, o que seria necessário avaliar no desempenho docente, no sentido de contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico, revertendo-se em benefícios para a instituição como um todo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento questionários formulados com base em atributos criados pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. Participaram da pesquisa 25 professores e 58 alunos, de duas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará (Centro de Tecnologia e Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade). Evidenciou-se que na opinião dos alunos a avaliação docente pode proporcionar mudanças no ensino quando avaliados os aspectos didáticos e metodológicos, o comprometimento docente, a avaliação da aprendizagem e as relações professor-aluno. A opinião dos professores atrelou-se aos objetivos da avaliação como promoção funcional e aperfeiçoamento da prática; e ao descrédito da avaliação pelos alunos em razão da necessidade de conscientização e orientação desses da desqualificação da sua opinião. Concluiu-se que a avaliação docente ajuda a compreender melhor uma dada realidade e pode contribuir para melhorá-la e transformá-la, mas se tem sempre que saber utilizar adequadamente os seus resultados e recomendações e saber reconhecer os seus limites.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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