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dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorAraujo, Marcus Vinicius Adriano-
dc.date.accessioned2023-06-14T22:25:46Z-
dc.date.available2023-06-14T22:25:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationARAUJO, Marcus Vinicius Adriano. Evasão no ensino superior: análises para a FEAAC - UFC. 82 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72830-
dc.description.abstractThe objective of this work is to diagnose and infer the evasion rate in FEAAC courses given the observation of a high number of evaders and the high variability of academic performance of the students (measured by the grade of ENEM) who enter this unit, especially when we look at the cutting grades of the broad competition and quota holders, which may signal that there is a diversity of educational performance and that by this profile of students, the high rate of retention and evasion can be explained. However, since data on evasion for the FEAAC are quite scarce and little portrayed in the local literature, it is interesting to first look at the size and evolution of the problem so that an effective policy design can later be constructed to mitigate evasion at this center. The impossibility of calculating the total annual loss (accounting and opportunity) that the university incurs, in terms of the high cost of the number of FEAAC enrollments that are not subject to return or replacement, and the reasonable success rate of the courses, which is not what is desired, this work is justified in exploring the dynamics of evasion over the past few years and trying to measure this cost. To infer the system's evasion rate at FEAAC, the mathematical model proposed by Serpa e Pinto (2001), a model built to operate on annual variables that are available in the Higher Education Census, made available by INEP/MEC, was used. The results showed that evasion at the FEAAC, on average, presents a relatively high rate (9.5%) when compared to the results seen in high prestige courses (3.7%), but when looking at individual courses, one sees a discrepancy in the problem between them. While the finance course has a dropout rate of more than 20%, the administration course has a rate of approximately 6% that can be compared to that found in the dental course, one of the high prestige courses. In this sense, it is sustainable that policies aimed at mitigating the problem should prioritize, evaluate and monitor those FEAAC courses that have the highest rates of evasion, given a possible lack of control and increase in the evasion rates that may occur in the coming years if no initiatives are taken that could hinder the advance of this rate. When the average annual cost per student was taken into account, it was possible to get an idea of the average annual cost of evasion at the FEAAC, which was approximately $ 8.8 million, while when compared to high prestige courses, the figure reached $3.4 million. In other words, the FEAAC has a high dropout rate and, on average, has a high student dropout rate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFEAAC - UFCpt_BR
dc.subjectCurso de Graduaçãopt_BR
dc.titleEvasão no ensino superior: análises para a FEAAC - UFCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é diagnosticar e inferir a taxa de evasão nos cursos da FEAAC, dado a observação de um alto número de evadidos e a alta variabilidade de desempenho acadêmico dos estudantes (mensurado pela nota do ENEM) que ingressam nesta unidade, principalmente quando se olha as notas de corte da ampla concorrência e dos cotistas, o que pode sinalizar que há uma diversidade de desempenho educacional e que por este perfil dos alunos, possa se explicar a alta taxa de retenção e evasão. Porém, como os dados de evasão para a FEAAC são bastante escassos e pouco retratados na literatura local, é interessante se ter em primeiro momento a dimensão e a evolução do problema para que se possa construir posteriormente um desenho de política eficaz em mitigar a evasão neste centro. A impossibilidade do cálculo do prejuízo total (contábil e de oportunidade) anual que a universidade incorre, no que se refere ao alto custo do número de matriculas desvinculadas da FEAAC que não são passíveis de retorno ou substituição e pela razoável taxa de sucesso dos cursos, que não é o desejado, este trabalho se justifica ao explorar a dinâmica de evasão ao longo dos últimos anos e a tentar mensurar este custo. Para se inferir a taxa de evasão do sistema na FEAAC, foi utilizado o modelo matemático proposto por Serpa e Pinto (2001), um modelo construído para operar sobre variáveis anuais que estão disponíveis no Censo do Ensino Superior, disponibilizado pelo INEP/MEC. Os resultados evidenciaram que a evasão na FEAAC, em média, apresenta uma taxa relativamente alta (9,5%) se comparado com os resultados vistos em cursos de alto prestígio (3,7%), porém, quando se olha individualmente, se vê discrepância do problema entre os cursos. Enquanto o curso de finanças possui uma taxa de evasão superior a 20%, o curso de administração possui uma taxa de aproximadamente 6% que pode ser comparável ao encontrado no curso de odontologia, um dos cursos de alto prestígio. Nesse sentido, é sustentável que as políticas que visem mitigar o problema tenham como prioridade, avaliar e monitorar os cursos da FEAAC que possui as maiores taxas de evasão, dado um possível descontrole e aumento das taxas de evadidos que podem ocorrer nos próximos anos se não for tomado iniciativas que possam barrar o avanço dessa taxa. Quando se contabilizou o custo médio anual por aluno, se conseguiu ter ideia do custo anual médio de evasão na FEAAC que foi de aproximadamente 8,8 milhões de reais, enquanto quando comparado para o cursos de alto prestígio se chegou ao valor de 3,4 milhões de reais. Ou seja, a FEAAC por ter uma alta taxa de evasão, têm em média, alto dispêndio com a evasão de alunos.pt_BR
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