Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72802
Tipo: | Dissertação |
Título : | Aprendizagem e competências empreendedoras: estudo com artesãs no Estado do Ceará |
Autor : | Moura, Danielle Aparecida Amaral de |
Tutor: | Lima, Marcos Antonio Martins |
Palabras clave : | Aprendizagem;Artesãs - Mulheres;Empreendedorismo - Competências |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | MOURA, Danielle Aparecida Amaral de. Aprendizagem e competências empreendedoras: estudo com artesãs no Estado do Ceará. 105 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Estudos sobre as experiências de vida de mulheres empreendedoras são lacunas importantes a serem supridas para o avanço dessa área de pesquisa. Entender as competências recorrentes dessas mulheres e compreender suas experiências de vida possibilitam melhorias frente à atuação em empreendimentos (VASCONCELOS, 2014). As mulheres artesãs estão inseridas em um importante contexto econômico local com impacto na geração de trabalho e renda, onde as empreendedoras precisam aprender e desenvolver competências. Foram adotados, como base teórica, os modelos de aprendizagem empreendedora de Politis e Gabrielsson (2005) e o modelo de competências empreendedoras de Man e Lau (2000). Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo geral investigar a contribuição da aprendizagem empreendedora no desenvolvimento de competências empreendedoras de artesãs no Estado do Ceará. Assim, esta pesquisa tem por objetivos específicos: analisar o conhecimento empreendedor adquirido; analisar as experiências de carreira empreendedora; investigar o processo de transformação de aprendizagem empreendedora e os fatores que influenciam o processo de transformação da experiência em conhecimento; além de investigar as competências empreendedoras das artesãs no Estado do Ceará. Quanto à metodologia, a pesquisa apresenta natureza qualitativa e descritiva, realizada mediante entrevistas semiestruturadas com oito artesãs e três líderes que atuam de forma independente, no ramo de ensino, gestão e consultoria, com ampla experiência no setor de artesanato do crochê no Estado do Ceará. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e operacionalizados no software ATLAS.ti 7. Os resultados apontam que as artesãs possuem habilidades em reconhecer oportunidades e estão em busca de mais conhecimentos para lidar com as obrigações relacionadas ao novo negócio. Identificou-se que as artesãs aprendem por meio do processo experiencial, ou seja, com a experiência diária, o trabalho em equipe, estudos, cursos, entre outros. As artesãs não possuem experiência de criação de empresas, no entanto, possuem experiência de administração e no setor específico do negócio. Constatou-se que o modo predominante do processo de transformação da experiência em conhecimento empreendedor das artesãs é o exploitation. O sucesso, a lógica causal e a orientação de carreira especialista são os fatores que têm mais influência sobre esse processo, coincidindo com o modo exploitative. As seis competências empreendedoras do modelo de Man e Lau (2000) influenciam a atuação das artesãs: administrativa, conceituais, oportunidade, relacionamento, estratégica e comprometimento. Sendo que as competências empreendedoras de comprometimento e estratégica são as mais bem caracterizadas. Por fim, foi identificada forte ligação do processo de aprendizagem empreendedora com o desenvolvimento de competências empreendedoras das artesãs. |
Abstract: | Studies on the life experiences of women entrepreneurs are important gaps to be filled for the advancement of this research area. Understanding the recurring competences of these women and comprehending their life experiences enable improvements in their performance in entrepreneurial ventures (VASCONCELOS, 2014). Female artisans are embedded in an important local economic context with an impact on job creation and income generation, where entrepreneurs need to learn and develop competences. The theoretical foundations of this study are the entrepreneurial learning models proposed by Politis and Gabrielsson (2005) and the entrepreneurial competence model by Man and Lau (2000). In this context, the main objective of this research is to investigate the contribution of entrepreneurial learning to the development of entrepreneurial competences among artisans in the State of Ceará. Thus, this research has the following specific objectives: to analyze the acquired entrepreneurial knowledge, to examine the experiences of entrepreneurial career, to investigate the process of entrepreneurial learning transformation and the factors influencing the transformation process from experience to knowledge, and to explore the entrepreneurial competences of artisans in the State of Ceará. Regarding the methodology, this research adopts a qualitative and descriptive nature, conducted through semi-structured interviews with eight artisans and three independent leaders working in education, management, and consulting with extensive experience in the crochet craft sector in the State of Ceará. The data were analyzed using content analysis and operationalized with the ATLAS.ti 7 software. The results indicate that artisans possess skills in recognizing opportunities and are seeking further knowledge to manage the obligations related to their new business. It was identified that artisans learn through experiential processes, that is, through daily experiences, teamwork, studies, courses, among others. Artisans do not have experience in establishing businesses; however, they have experience in administration and in the specific sector of their business. It was found that the predominant mode of transformation process from experience to entrepreneurial knowledge among artisans is exploitation. Success, causal logic, and specialist career orientation are the factors that exert the greatest influence on this process, aligning with the exploitative mode. The six entrepreneurial competences from the model proposed by Man and Lau (2000) influence the performance of artisans: administrative, conceptual, opportunity-seeking, relationship-building, strategic, and commitment. The entrepreneurial competences of commitment and strategic thinking are the most well-characterized. Lastly, a strong connection between the process of entrepreneurial learning and the development of entrepreneurial competences among artisans was identified. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72802 |
Aparece en las colecciones: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_daamoura.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.