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Tipo: Dissertação
Título: Pequeno mapa do tempo de crise: ensino de história, afetos e negacionismos na era digital
Título em inglês: Small map of the time of crisis: teaching history, affections and denialisms in the digital age
Autor(es): Oliveira, André Fialho de
Orientador: Duarte, Ana Rita Fonteles Duarte
Palavras-chave: Ensino de história;Afetos;Negacionismo;História pública digital;Cibernéticaentado a disciplina nas últimas décadas
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, André Fialho de. Pequeno mapa do tempo de crise: ensino de história, afetos e negacionismos na era digital. Orientadora: Ana Rita Fonteles Duarte. 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Partindo da linha de pesquisa “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”, este trabalho buscou mapear elementos que compõem a situação de desorientação alegada no debate recente entre teoria e ensino de história, traçando camadas do que se pode entender como uma crise transversal, frente às transformações do processo de plataformização e neoliberalização nas duas primeiras décadas do século XXI. A partir de um jogo de escalas, do disciplinar à temporalização de um tempo de crise permanente, este trabalho cartografou as forças que compõem esse fenômeno, associando-o à formulação e à popularização de novas formas de negacionismo histórico. Para melhor entendê-los em sua relação com a dinâmica antiestrutural das plataformas digitais, baseou-se na teoria dos afetos de Baruch de Spinoza e sua releitura por Gilles Deleuze e Félix Guattari, assim como nos estudos recentes da antropologia digital por Letícia Cesarino, de inspiração cibernética, ao enfatizar o conceito de ressentimento na dimensão afetiva das disputas políticas. Por fim, após análise empírica da produção, circulação e consumo de narrativas históricas por públicos digitais, feita a partir de levantamento de fontes de redes sociais, este trabalho propôs direcionamentos para a prática docente, de forma experimental, sob o nome de “ensino por errâncias”, como parte do giro ético-político que tem movimentado a disciplina nas últimas décadas.
Abstract: Starting from the research line “Languages and Historical Narratives: Production and Dissemination”, this work sought to map elements that compose the situation of disorientation claimed in the recent debate between history teaching and theory, tracing layers of what can be understood as a transversal crisis, in the face of the transformations of the process of plataformization and neoliberalization in the first two decades of the 21st century. From a game of scales, from the disciplinary to the temporalization of a time of permanent crisis, this work has mapped the forces that compose this phenomenon, associating it to the formulation and popularization of new forms of historical negationism. To better understand them in their relation to the anti-structural dynamics of digital platforms, it was based on Baruch de Spinoza’s affect theory and its re-reading by Gilles Deleuze and Félix Guattari, as well as on recent studies of cybernetic-inspired digital anthropology by Letícia Cesarino, when emphasizing the concept of resentment in the affective dimension of political disputes. Finally, after an empirical analysis of production, circulation and consumption of historical narratives by digital publics, based on a survey of social network sources, this paper proposed experimental directions for teaching practice, under the name of “teaching through wandering”, as part of the ethical-political turn that recently has moved history discipline.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72676
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