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Tipo: Dissertação
Título: Caracterização e análise estatística e visual das condições de aderência de pavimentos aeroportuários brasileiros
Autor(es): Maia, Aldaianny de Oliveira
Orientador: Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Coorientador: Silva, Carlos Augusto Uchôa da
Palavras-chave: Pista de pouso e decolagem;Coeficiente de atrito;Macrotextura;Estruturação de dados;Dashboard (Sistemas de informação gerencial);PIstas (Aeronáuticas);Pavimentos aeroportuários;Aderência pneu-pavimento
Data do documento: 2023
Citação: MAIA, Aldaianny de Oliveira. Caracterização e análise estatística e visual das condições de aderência de pavimentos aeroportuários brasileiros. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023
Resumo: A necessidade da garantia de segurança nas operações de pouso e decolagem destaca a relevância de análises apropriadas a respeito da interface pneu-pavimento para a prevenção do risco de acidentes ou incidentes. Nesse sentido, a inexistência de uma adequada organização e compreensão dos dados levantados in situ, de modo a se obter informações confiáveis e precisas, é, ainda, uma dificuldade para o gerenciamento eficiente dos pavimentos aeroportuários. Diante disso, este estudo tem como principal objetivo analisar a caracterização dos dados disponíveis das condições de aderência, em pistas de pouso e decolagem (PPD) de pavimentos aeroportuários brasileiros. Para tanto, realizou-se uma investigação preliminar dos dados existentes, no período entre 2015 e 2021, a partir da qual selecionou-se o Aeroporto Internacional de Salvador (SBSV), o Aeroporto Internacional de Belém (SBBE) e o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (SBPA). A escolha desses aeroportos ocorreu em função de sua espacialização no território brasileiro, visto que estão localizados em três regiões geográficas distintas, e da quantidade de relatórios disponíveis junto à Agência Nacional de Aviação Civil. Ademais, utilizaram-se técnicas estatísticas e de análise visual, com auxílio do QGIS e bibliotecas disponíveis em Python, aplicadas como alternativas para uma melhor compreensão e visualização sistêmica das informações. Para as PPD avaliadas, no geral, os dados de coeficiente de atrito tiveram maior homogeneidade, com menores coeficientes de variação, em relação à macrotextura. Esse resultado pode ser relacionado ao ensaio utilizado para a obtenção da macrotextura. A análise de correlação demonstrou que tanto o coeficiente de atrito quanto a macrotextura apresentaram correlações, no geral, fracas ou nulas com as variáveis de tráfego e clima. Com base na distribuição dos dados e a alta quantidade de outliers, considerou-se que a mediana pode representar melhor os dados de aderência. Percebeu-se, ainda, que a discretização por terços da PPD, apresentou maior detalhamento das informações em relação à divisão por zona de toque. Além disso, a reestruturação do banco de dados, para o formato digital, possibilitou a criação de um Dashboard que proporcionou melhoria na visualização das informações para o período considerado. Portanto, a adequada sistematização permitiu uma melhor compreensão dos dados disponíveis, contribuindo para estudos futuros, de modo a auxiliar o processo de tomada de decisão, quanto às atividades de fiscalização, regulação e manutenção dos pavimentos aeroportuários brasileiros.
Abstract: The necessity of safety assurance in landing and takeoff operations highlights the relevance of appropriate analysis regarding the tire-pavement interface to prevent the risk of accidents or incidents. In this context, the inexistence of an adequate organization and understanding of the data collected in situ to obtain reliable and precise information is still an obstacle to airport pavement efficient management. From this perspective, this study aims to analyze the characterization of the available data on adherence conditions on runways of Brazilian airport pavements. For this reason, a preliminary investigation of existing data was conducted for the period between 2015 and 2021, selecting Salvador International Airport (SBSV), Belém International Airport (SBBE) and Porto Alegre International Airport (SBPA). These airports were selected based on their location in the Brazilian territory, since they are in three distinct geographical regions, and the number of reports available from the National Civil Aviation Agency. Statistical techniques and visual analysis were used with the help of QGIS, and libraries available in Python were applied as alternatives for a better understanding and systemic visualization of the information. For the evaluated PPDs, the friction coefficient data had greater homogeneity, with lower coefficients of variation, compared to the macrotexture. This result may be related to the test used to obtain the macrotexture. The correlation analysis showed that both the coefficient of friction and the macrotexture presented, in general, weak, or null correlations with the traffic and climate variables. Due to the distribution of the data and the high numbers of outliers, it was considered that the median better represents the adherence data. It was also noticed that the discretization by thirds of the PPD presented more detailed information than the division by touch zone. In addition, the restructuring of the database, to a digital format, made it possible to create a Dashboard that provided improved visualization of the information for the period considered. Therefore, the adequate systematization allowed a better understanding of the available data, contributing to future studies to help the decision-making process regarding the inspection, regulation, and maintenance activities of the Brazilian airport pavements.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72590
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