Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7248
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de química e as tecnologias educacionais: o uso pedagógico do software VLAB
Título em inglês: The chemistry teaching and educational technologies: the pedagogical use of the vlab software
Autor(es): Arnaud Júnior, Francisco de Souza
Orientador: Nobre, Eloneid Felipe
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Software educacional;Ensino médio
Data do documento: 2013
Citação: ARNAUD JÚNIOR, Francisco de Souza. O ensino de química e as tecnologias educacionais: o uso pedagógico do software VLAB. 2013. 96 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Este estudo objetiva analisar o uso do software VLAB, aplicado ao ensino de conteúdos de Química, aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio profissionalizante dos cursos de Administração e Informática. A pesquisa foi desenvolvida na escola pública da rede estadual de Educação profissional, localizada na cidade de Crateús-CE. O estudo tem ênfase na influência e presença das tecnologias educativas nos processos de ensino e aprendizagem, numa perspectiva construtivista. Para a execução desta pesquisa, contou-se com a participação de 90 alunos, divididos em três grupos distintos. Grupo 1 – 30 alunos utilizaram-se de abordagem do conteúdo com vínculos ao laboratório de Ciências; grupo 2 - 30 alunos utilizaram o software VLAB como ferramenta educacional para detalhamento do conteúdo; grupo 3 - 30 alunos utilizaram o espaço da sala de aula de forma tradicional. O fator mensurável a ser destacado foi o êxito no desenvolvimento cognitivo dos alunos do grupo 2, que usaram o VLAB e tiveram melhoria significativa de suas notas se comparadas anterior e posteriormente a esta pesquisa, condicionando-se um aumento percentual destas notas em 85%, de aprendizagem identificada por intervenção didática aplicada. Denota-se, portanto a viabilidade do aprimoramento das relações didáticas do uso do VLAB, como proposta educacional no Ensino de Química, conforme o proposto no produto educacional desta dissertação.
Abstract: This study aims to analyze the use of VLAB software, applied to the teaching content of Chemistry, students of the first year of high school vocational courses in Business and Computing. The research was conducted in theEscolaEstadual de EducaçãoProfissional, located in Crateús - CE. The study has an emphasis on the influence and presence of educational technologies in teaching and learning, a constructivist perspective. To carry out this research, we counted with the participation of 90 students, divided into three distinct groups. Group 1 - 30 students were used to approach the content with links to the science lab, group 2-30 VLAB students used the software as an educational tool for detailing the content, group 3-30 students used the space of the classroom so traditional. The measurable to be highlighted was the success factor in the cognitive development of students in group 2, who used VLAB and had significant improvement in their grades compared before and after this research, conditioning is a percentage increase in 85 % of these notes, learning identified by didactic intervention applied. We denote thus enhancing the feasibility of the use of didactic relations VLAB as an educational proposal in Chemistry Teaching, as proposed in the educational product of this dissertation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7248
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_fsajunior.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.