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Tipo: TCC
Título: Um estudo piloto para entender como aprender coreano pode ser facilitado para bilíngues (L1 português e L2 inglês)
Título em inglês: A pilot study to understand how learning Korean can be facilitated to bilinguals (L1 Portuguese and L2 English)
Autor(es): Silva, Antonio Rogerlan da
Orientador: Cardoso, Lidia Amelia de Barros
Palavras-chave: Lexical decision task;Korean alphabet;Multilingualism;Tarefa de decisão lexical;Alfabeto coreano;Multilinguismo
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Antonio Rogerlan da. A pilot study to understand how learning Korean can be facilitated to bilinguals (L1 Portuguese and L2 English). Orientadora: Lídia Amélia de Barros Cardoso. 2022. 32 f. TCC (Graduação em Letras/Inglês) - Curso de Graduação em Letras/Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: É natural que o não letramento, ou a dificuldade de aprender a ler e a escrever, se tenha tornado uma grande preocupação na era tecnológica moderna. Devido à gravidade do problema, pesquisadores de uma vasta gama de domínios, incluindo a psicologia cognitiva, neurociência, linguística e educação, focam suas pesquisas no tema alfabetização. Esta pesquisa pretende analisar o processo de alfabetização da língua coreana por falantes de inglês que falam português brasileiro como sua primeira língua. Dessa forma, trata-se de um estudo em linguística aplicada que se concentra no processo de aquisição de um idioma asiático, neste caso, aprendendo a ler e escrever o alfabeto coreano, o Hangul, bem como no multilinguismo do contexto dos participantes. O estudo seguirá duas fases, sendo a primeira um curso básico na língua coreana dividido em 6 vídeos. Os vídeos apresentam as letras do alfabeto e as respectivas pronúncias, com atividades para memorizar as letras e o vocabulário. Após o processo introdutório de alfabetização na língua coreana, um experimento com uma Tarefa de Decisão Lexical será realizado com os participantes para avaliar a sua aquisição de vocabulário e exatidão na leitura/escrita de palavras. Portanto, o presente estudo é também relevante para documentar e identificar as facilidades e dificuldades do processo de alfabetização na língua coreana para ampliar a compreensão deste processo cognitivo e pode servir de material para pesquisas futuras.
Abstract: It is natural that illiteracy, or the difficulty of learning to read and write, has become a major worry in the modern technological age. Because of the seriousness of the problem, researchers from a wide range of domains, including cognitive psychology, neuroscience, linguistics, and education, are pursuing literacy acquisition in their studies. This research intends to analyze the literacy process of the Korean language by English speakers who speak Brazilian Portuguese as their first language. As such, it is a study in applied linguistics that focuses on the process of acquiring an Asian language, in this case, learning how to read and write the Korean alphabet, Hangul, as well as the multilingualism of the participants' context. The study will follow two stages, the first being a basic Korean language course divided into 6 video segments. The videos introduce the letters of the alphabet and their respective pronunciations, along with activities to memorize the letters and vocabulary. After the introductory literacy process in Korean, an experiment with a Lexical Decision Task will be conducted with the participants to evaluate their vocabulary acquisition and accuracy in reading/writing words. Therefore, the present study is also relevant for documenting and identifying the facilities and difficulties of the literacy process in the Korean language to broaden the understanding of this cognitive process and can serve as an aid for future research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72452
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