Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72275
Type: TCC
Title: O uso de metodologias ativas na formação do engenheiro eletricista e os seus impactos no mercado de trabalho
Authors: Nascimento, Bruna Thalía Diniz do
Advisor: Morais, Ernande Eugênio Campelo
Keywords: Metodologias ativas;Aprendizagem;Mercado de trabalho;Engenheiro eletricista
Issue Date: 2022
Citation: NASCIMENTO, Bruna Thalía Diniz do. O uso de metodologias ativas na formação do engenheiro eletricista e os seus impactos no mercado de trabalho. 2022. 92 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O mercado de engenharia elétrica está em constante mudança, exigindo dos seus profissionais habilidades que vão além da técnica, portanto a formação desses profissionais precisa estar alinhada com esse novo perfil exigido pelo mercado. Diante disso, o presente trabalho pretendeu fazer uma análise das principais metodologias de ensino e dos impactos que elas exercem na formação do profissional de Engenharia Elétrica. As metodologias ativas de ensino são apresentadas em seus princípios básicos, fundamentadas em teorias consagradas e demonstradas em suas aplicações práticas. O mercado de trabalho apresenta desafios quanto ao novo perfil do engenheiro eletricista e as novas exigências na realização de suas atividades. Diante disso, avaliou-se o cenário atual do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, onde analisou-se seu projeto pedagógico e desenvolveu-se uma pesquisa de avaliação do ensino na perspectiva dos professores e dos alunos do referido curso. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico, com a participação de 51 alunos e 6 professores, e seus resultados foram analisados. Constatou-se que a problemática mais latente se dá na necessidade de mudanças comportamentais por partes de alunos e professores, pois estes já são conhecedores dos métodos ativos, precisam então aprender a aplicá-los eficazmente. Por fim, este trabalho apresentou as deficiências do processo de aprendizagem e direcionou o aprofundamento detalhado desses problemas e a realização de experimentos sociais na aplicação genuína dos métodos ativos como trabalhos futuros.
Abstract: The electrical engineering market is constantly changing, demanding skills from its professionals that go beyond technique, so the training of these professionals needs to be aligned with this new profile demanded by the market. Given this, the present work intended to analyze the main teaching methodologies and the impacts they exert on the training of Electrical Engineering professionals. The active teaching methodologies are presented in their basic principles, based on consecrated theories and demonstrated in their practical applications. The job market presents challenges regarding the new profile of the electrical engineer and the new requirements in carrying out their activities. In view of this, the current scenario of the Electrical Engineering Course at the Federal University of Ceará was evaluated, where its pedagogical project was analyzed and a research was developed to evaluate teaching from the perspective of teachers and students of the said course. Data collection was carried out using an electronic form, with the participation of 51 students and 6 teachers, and their results were analyzed. It was found that the most latent problem is the need for behavioral changes on the part of students and teachers, as they are already knowledgeable about active methods, so they need to learn to apply them effectively. Finally, this work presented the deficiencies of the learning process and directed the detailed deepening of these problems and the realization of social experiments in the genuine application of the active methods as future works.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72275
Appears in Collections:ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_btdnascimento.pdf3,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.