Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72202
Tipo: TCC
Título: Fidelização de clientes na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP): um estudo de caso em duas revendas da Ultragaz na distribuição de P-13 no estado do Ceará
Título(s) alternativo(s): Estratégia e competitividade na distribuição de gás liquefeito (GLP): um estudo de caso na distribuição de P-13 no mercado Ceará
Autor(es): Albuquerque, Rayssa Nara Cordeiro de
Orientador: Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
Palavras-chave: Gás natural liquefeito;Clientes - Fidelização;Consumidores finais;Planejamento estratégico
Data do documento: 2010
Citação: ALBUQUERQUE, Rayssa Nara Cordeiro de. Fidelização de clientes na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP): um estudo de caso em duas revendas da Ultragaz na distribuição de P-13 no estado do Ceará. 2010. 74 f. Monografia (Graduação em Administração) - Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Fortaleza, 2010.
Resumo: O trabalho tem como objetivo identificar o perfil dos consumidores de gás liquefeito de petróleo (GLP) distribuído na embalagem de 13 quilos (P-13) pela rede de revendedores do estado do Ceará através de pesquisas realizadas com consumidores finais de duas revendas autorizadas da Ultragaz, uma na capital do estado, revenda Balagaz, e outra na cidade do Eusébio, revenda Carlos Alberto Pedrassani. Além de identificar o perfil, o estudo mede o grau de fidelidade dos consumidores à marca Ultragaz, conhece o perfil dos consumidores finais de P-I3 infiéis e traça ações mercadológicas a fim de gerar um volume incremental ao grau de fidelidade e de forma complementar, aumentar a participação de mercado da marca Ultragaz no segmento domiciliar no estado do Ceará. Uma vez que, a fidelização de clientes em produtos commodity é mais difícil, agravado pelo fato do produto só possuir um fornecedor, PETROBRÁS, ou seja, não há diferenciação entre o produto oferecido pelas distribuidoras - diferenciando-se no serviço - e o mercado ser concentrado na mão de quatro grandes companhias.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72202
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_rncalbuquerque.pdf36,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.