Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72114
Type: Artigo de Periódico
Title: Saúde mental de estudantes dos cursos de graduação em engenharia
Title in English: The mental health of engineering students
Authors: Bezerra, João Ernesto Moura Sobreira
Fernandes, Carlos Estevão Rolim
Mendes, Layza Castelo Branco
Jorge, Maria Salete Bessa
Coelho, Mayara Rocha
Keywords: Saúde Mental;Engenharia;Estudantes universitário
Issue Date: 2021
Publisher: Revista de Ensino de Engenharia
Citation: BEZERRA, João Ernesto Moura Sobreira; FERNANDES, Carlos Estevão Rolim; MENDES, Layza Castelo Branco; JORGE, Maria Salete Bessa; COELHO, Mayara Rocha. Saúde mental de estudantes dos cursos de graduação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, [S. l.], v. 40, p. 321-333, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Parte-se do pressuposto que na atualidade o ambiente universitário pode ser disparador de situações estressoras. Além disso, em sua maioria, os estudantes universitários são adolescentes ou adultos jovens em processo de construção de sua identidade. Nesse momento, podem-se apresentar fragilidades psíquicas que podem desencadear prejuízos em seu aprendizado e na motivação em manter-se em seu curso. Alunos das áreas de tecnologias, por se tratar de uma área do conhecimento que se distancia das ciências da saúde, têm menos acesso a informações acerca dos aspectos relacionados à saúde psicossocial, tais como sintomas de adoecimento e formas de tratamento, entre outras. Diante desse cenário, o objetivo da pesquisa é analisar o estado atual da saúde mental de estudantes das áreas de engenharia. Trata-se de um estudo quantitativo. O campo empírico foi constituído por onze cursos de graduação em Engenharia que compõem o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT-UFC), e os sujeitos foram os estudantes do primeiro semestre. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário sociodemográfico, o Patient Health Questionnaire (PHQ-9) e o questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQoL-Bref), os quais foram aplicados a 418 estudantes. A relevância da pesquisa está relacionada à obtenção de informações consistentes sobre o estado atual da saúde mental dos estudantes do primeiro semestre do CT-UFC, tendo ficado explícito que muitos desses estudantes já entram no ensino superior com a qualidade de vida comprometida e com sintomas de depressão. Sugere-se ações da universidade para a promoção da boa qualidade de vida e promoção da saúde psíquica discente visando processos de aprendizagem eficazes.
Abstract: It is assumed that the university environment can be a trigger for stressful situations. In addition, most college students are teenagers or young adults in the process of building their identity. In this period of life, there may be psychical fragilities that can unleash their learning and the motivation to keep following his/her undergraduate program. Compared to Health Sciences students, those on Technology areas of knowledge have less access to information about psychosocial health, such as symptoms of illness and forms of treatment among others. Given this scenario, our goal is to investigate the current mental health state of engineering students. This is a quantitative case study research. The empirical field was the eleven engineering undergraduate programs of the Technology Center of the Federal University of Ceará (CT-UFC) and the subjects were first year students. The instruments and data collection technique were sociodemographic questionnaires, the Patient Health Questionnaire (PHQ-9) and the World Health Organization (WHOQoL-Bref) Quality of Life questionnaire applied to 418 students. The relevance of the research was to obtain consistent information about the current mental health state of the first year engineering students at the CT- UFC, and it was explicit that many of these students are already entering higher education with symptoms of illness that provoke university actions for promotion of mental health in order to favor the learning process and the student’s quality of life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72114
ISSN: 2236-0158
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEHA - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_jemsbezerra1.pdf612,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.