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dc.contributor.advisorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorPraciano, Emerson Ellano Dutra-
dc.date.accessioned2023-05-08T13:01:35Z-
dc.date.available2023-05-08T13:01:35Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPRACIANO, Emerson Ellano Dutra. Alienação em Karl Marx e o cinema como formação prático-crítica. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72097-
dc.description.abstractThe present research presents the formation and trajectory of the pedagogical project developed for more than ten years in public schools in the State of Ceará, called Cine Marvin: philosophical thinking in short films. By relating Philosophy, Alienation, Marxism and Cinema, we argue that the audiovisual activities produced by high school students from EEM Professora Eudes Veras and EEMTI Albaniza Rocha Sarasate with philosophical themes can be considered products of a philosophizing that goes beyond classroom debates . Pedagogical praxis takes place on the basis of short films so that they can be used as an educational reference in Philosophy classes, in addition to awakening skills so that students can learn cinematographic techniques and problematize philosophical content from reflection when producing and watching videos. . Considering, therefore, as a starting point, the discussion, the articulation between the educational practice and the learning process inserted in the construction of an audiovisual production through the work of teaching and active study with young people from the periphery of Fortaleza and Maracanaú can contribute to more critical students and less alien to the other and to the world.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectMarxismpt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.subjectPedagogical praxispt_BR
dc.titleAlienação em Karl Marx e o cinema como formação prático-críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa apresenta a formação e a trajetória do projeto pedagógico desenvolvido há mais de dez anos em escolas públicas do Estado do Ceará, denominado de Cine Marvin: o pensar filosófico em curtas-metragens. Ao relacionar Filosofia, Alienação, Marxismo e Cinema, defendemos que as atividades audiovisuais produzidas por alunos de ensino médio da EEM Professora Eudes Veras e EEMTI Albaniza Rocha Sarasate com temáticas filosóficas podem ser consideradas produtos de um filosofar que vai além dos debates em sala de aula. A práxis pedagógica acontece em função dos curtas-metragens para que possam ser utilizados como referencial educativo nas aulas de Filosofia, além de despertar habilidades para que os estudantes possam aprender técnicas cinematográficas e problematizar conteúdos filosóficos a partir da reflexão ao produzir e ao assistir aos vídeos. Considerando assim, como ponto de partida, a discussão, a articulação entre a prática educativa e o processo de aprendizagem inserido na construção de uma produção audiovisual pelo trabalho de ensino e estudo ativo com jovens da periferia de Fortaleza e Maracanaú pode contribuir para estudantes mais críticos e menos alheios ao outro e ao mundo.pt_BR
dc.title.enAlienation in Karl Marx and cinema as practical-critical trainingpt_BR
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

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