Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72081
Tipo: TCC
Título : Atuação do enfermeiro na promoção da saúde de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): Uma revisão de escopo
Autor : Pereira, Jamile Suely Reinaldo
Tutor: Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Palabras clave : Enfermagem Pediátrica;Saúde da Criança;Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade;Saúde do Adolescente
Fecha de publicación : 2022
Citación : PEREIRA, Jamile Suely Reinaldo. Atuação do enfermeiro na promoção da saúde de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): Uma revisão de escopo. 2022. 44f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Curso de Enfermagem, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72081. Acesso em: 05 maio 2023.
Resumen en portugués brasileño: INTRODUÇÃO: Dentre os transtornos mentais, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o mais comum entre crianças e adolescentes, sendo observados nos indivíduos até na fase adulta. O TDAH existe em três tipos/subtipos: os que predominam nas dificuldades de concentração, outro na impulsividade e hiperatividade e um que combina os dois primeiros. Neste trabalho, realizou-se um levantamento sobre crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e a ação do enfermeiro. OBJETIVOS: Mapear através das evidências científicas, o que tem sido produzido sobre o papel do enfermeiro nos cuidados e na promoção da saúde de crianças e adolescente com TDAH. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de escopo. A coleta de dados aconteceu no mês de novembro de 2022 e deu-se por meio de consulta às bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Scopus. Foi utilizada a estratégia População, Conceito e Contexto (PCC), que norteou a seguinte pergunta: Como o enfermeiro atua na promoção da saúde de crianças e adolescentes com TDAH? Foram considerados como critérios de inclusão artigos publicados em fontes indexadas sem restrições quanto ao ano de publicação, disponíveis na íntegra, gratuitos e nos idiomas: português, inglês e espanhol. Os critérios de exclusão foram: artigos completos indisponíveis, pagos ou duplicados, revisão da literatura, editoriais, resenhas, relatos de experiências, estudos de caso, reflexões teóricas, dissertações, teses, monografias e resumos publicados em anais de eventos. RESULTADOS: Encontrou-se 631 estudos, destes, sete foram excluídos por duplicidade, restando 624 para leitura de resumo e título. Por não responder a pergunta de pesquisa, 614 foram excluídos, permanecendo 10 para serem lidos na íntegra. Seis foram excluídos pois não atendiam aos critérios de inclusão, dessa forma, quatro artigos foram contemplados para compor a amostra final. CONCLUSÃO: Os estudos encontrados evidenciam uma escassez em publicações sobre a temática, porém demonstram que a atuação do enfermeiro se dá por uma rotina já preestabelecida, visto que atividade de gerenciamento, planejamento e manejo de medicamentos fazem parte das suas atribuições.
Abstract: INTRODUCTION: Among mental disorders, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most common among children and adolescents, being observed in individuals even in adulthood. ADHD exists in three types/subtypes: those that predominate in concentration difficulties, another in impulsivity and hyperactivity, and one that combines the first two. In this work, a survey was carried out on children and adolescents with attention deficit hyperactivity disorder and the actions of nurses. OBJECTIVES: To map, through scientific evidence, what has been produced about the role of nurses in the care and promotion of the health of children and adolescents with ADHD. METHODOLOGY: This is a scope review. Data collection took place in November 2022 and was performed by consulting the following databases: Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences Information (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) and Scopus. The Population, Concept and Context (PCC) strategy was used, which guided the following question: How do nurses work in promoting the health of children and adolescents with ADHD? Inclusion criteria were articles published in indexed sources without restrictions regarding the year of publication, available in full, free of charge and in the following languages: Portuguese, English and Spanish. Exclusion criteria were: complete articles unavailable, paid or duplicated, literature review, editorials, reviews, experience reports, case studies, theoretical reflections, dissertations, theses, monographs and abstracts published in annals of events. RESULTS: A total of 631 studies were found, of which seven were excluded due to duplicity, leaving 624 for abstract and title reading. For not answering the research question, 614 were excluded, remaining 10 to be read in full. Six were excluded because they did not meet the inclusion criteria, thus, four articles were contemplated to compose the final sample. CONCLUSION: The studies found show a shortage of publications on the subject, but demonstrate that the nurse's role is based on a pre-established routine, since management, planning and handling of medications are part of their attributions.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72081
Aparece en las colecciones: ENFERMAGEM - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_jsrpereira.pdf2022_tcc_jsrpereira8,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.