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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorCavalcante, Camila Bandeira-
dc.date.accessioned2023-05-04T18:36:20Z-
dc.date.available2023-05-04T18:36:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Camila Bandeira. Crítica ao planejamento urbano e de transportes em Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade na urbe sustentável. 2022. 180 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transporte) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72068-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractThe new paradigm of integrated strategic urban planning and transport is presented by the acronym of PAMUS – Planejamento da Acessibilidade e Mobilidade para a Urbe Sustentável (Accessibility and Mobility Planning in Sustainable City), whose purpose is to achieve quality of life and social justice through socio-spatial development, based on the principles of sustainability in its three economic, environmental, and social dimensions, represented by the principles of efficiency, resilience, and equity. Its focus is on understanding the issue of accessibility and mobility patterns and their externalities, within the object of analysis being three urban subsystems: activities, land use, and transport. Understanding how the elements of the PAMUS paradigm have been incorporated transportation and municipal official plans of the Fortaleza city between the 1960s and 2020 was one of the objectives of this research and realize how urban planning and transport products have evolved in the city. It also evaluated whether the strategic and transport plans of the last two decades have aimed reducing socio-spatial inequalities in accessibility. Two scenarios of strategic diagnosis of socio-spatial disparities in access to work were considered, considering the planned city proposed for this period. Despite the evolution in incorporating PAMUS elements in strategic and transport plans gradually, the mitigation of socio-spatial inequalities in accessibility has not been the objective of transportation and municipal official plans in Fortaleza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Fortalezapt_BR
dc.subjectMobilidade urbana - Fortalezapt_BR
dc.subjectPlano diretor - Fortalezapt_BR
dc.subjectTransporte - Planejamentopt_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.subjectAcessibilidade ao transporte localpt_BR
dc.subjectSolo urbano - usopt_BR
dc.titleCrítica ao planejamento urbano e de transportes em Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade na urbe sustentávelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorLopes, André Soares-
dc.description.abstract-ptbrO novo paradigma do planejamento urbano integrado dos usos do solo e dos transportes é apresentado pelo acrônimo do Planejamento da Acessibilidade e Mobilidade na Urbe Sustentável - PAMUS, cujo propósito é alcançar qualidade de vida e justiça social através do desenvolvimento socioespacial, com base nos princípios da sustentabilidade em suas três dimensões econômica, ambiental e social, representadas pelos princípios da eficiência, resiliência e equidade. Seu foco está na compreensão da problemática da acessibilidade e nos padrões de mobilidade e suas externalidades, sendo seu objeto de análise os três subsistemas urbanos: atividades, uso do solo e transportes. A análise de como os elementos do paradigma PAMUS têm sido incorporados nos planos diretores e de transportes da cidade de Fortaleza entre as décadas de 1960 a 2020 é um dos objetivos deste trabalho, para compreender como tem evoluído os produtos de planejamento urbano e de transportes na cidade. Foram avaliados também se os planos diretores e de transportes das últimas duas décadas têm objetivado a redução das desigualdades socioespaciais na acessibilidade. Para atingir esse objetivo, foram considerados dois cenários de diagnóstico estratégico da desigualdade socioespacial na acessibilidade ao trabalho, em 2000 e 2015, confrontados com a cidade planejada nos planos do período. Concluiu-se que, apesar da evolução na incorporação dos elementos PAMUS nos planos diretores e de transportes paulatinamente, a mitigação das desigualdades socioespaciais na acessibilidade não tem sido objetivo dos produtos de planejamento urbano e de transportes em Fortaleza.pt_BR
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