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Tipo: Dissertação
Título : Modelo de classificação de rotas do transporte de cargas em meio urbano: análise de riscos sobre a geração de emissões de poluentes atmosféricos
Autor : Andrade Fialho, Mayara Helen Soares de
Tutor: Bertoncini, Bruno Vieira
Palabras clave : Trânsito urbano;Cargas e descargas - Transporte;Emissões de veículos
Fecha de publicación : 2022
Citación : ANDRADE FIALHO, Mayara Helen Soares de. Modelo de classificação de rotas do transporte de cargas em meio urbano: análise de riscos sobre a geração de emissões de poluentes atmosféricos. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Um dos principais desafios do setor de transportes é aliar suas atividades ao compromisso e responsabilidade pela saúde, bem-estar, qualidade de vida da população e preservação ambiental. Isso se deve ao fato do transporte de cargas ser um dos principais causadores de emissões de poluentes atmosféricos no ambiente urbano, especialmente de material particulado (PM), e dióxido de carbono (CO2), além do consumo de combustível. Este trabalho propõe classificar os trechos que compõem as rotas de uma operação no Transporte Urbano de Cargas - TUC quanto à sua criticidade relacionada à geração de emissões de poluentes atmosféricos. Para isso, foi realizada uma pesquisa na literatura para identificação dos principais parâmetros utilizados nos modelos de aplicação, voltados às temáticas do green logistics e rotas no TUC. Além desta, foi realizada uma pesquisa sobre as principais características do TUC e do meio urbano relacionadas às emissões de poluentes. Um modelo de classificação dos trechos críticos nas rotas do TUC foi então proposto, relacionado ao seu potencial de geração de emissões de poluentes. O modelo foi aplicado a um caso hipotético de rotas, utilizando uma base de dados reais. Foram consideradas as características reais dos trechos na rota, analisadas mediante proposta do modelo de matriz de riscos. Para validação do resultado, foi realizada a aplicação do conceito de entropia adaptada aos trechos em análise, que avalia a influência que o uso e utilização do solo no entorno do trecho exerce sobre a ocorrência dos deslocamentos no trecho. Ao se comparar as duas aplicações – matriz de riscos de emissões e trechos críticos, pautados pela entropia no trecho – foi possível observar resultados convergentes, evidenciando que há fundamento na relação em estudo e potencial de aplicabilidade.
Abstract: One of the main challenges of the transport sector is to combine its activities with commitment and responsibility for health, well-being, quality of life for the population and environmental preservation. This is due to the fact that cargo transport is one of the main causes of emissions of atmospheric pollutants in the urban environment, especially particulate matter (PM), and carbon dioxide (CO2), in addition to fuel consumption. This work proposes to classify the sections that make up the routes of an operation in Urban Cargo Transport - TUC regarding their criticality related to the generation of emissions of atmospheric pollutants. For this, a research was carried out in the literature to identify the main parameters used in the application models, focused on the themes of green logistics and routes in the TUC. In addition to this, a survey was carried out on the main characteristics of the TUC and the urban environment related to pollutant emissions. A classification model for the critical stretches on the TUC routes was then proposed, related to their potential to generate pollutant emissions. The model was applied to a hypothetical case of routes, using a real database. The real characteristics of the sections on the route were considered, analyzed by means of a risk matrix model proposal. To validate the result, the application of the entropy concept adapted to the sections under analysis was carried out, which evaluates the influence that the use and use of the land around the section exerts on the occurrence of displacements in the section. When comparing the two applications – emission risk matrix and critical sections, guided by the entropy in the section – it was possible to observe convergent results, showing that there is a basis for the relationship under study and potential for applicability.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72051
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

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