Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72036
Tipo: TCC
Título: Práticas de inteligência competitiva por micro e pequenos empreendedores no período da pandemia de Covid-19
Autor(es): Norte, Helena Beatriz Ferreira
Orientador: Lopes, Luma Louise Sousa
Palavras-chave: Inteligência competitiva;Micro e Pequenos Empreendedores;Pandemia
Data do documento: 2022
Citação: NORTE, Helena Beatriz Ferreira. Práticas de inteligência competitiva por micro e pequenos empreendedores no período da pandemia de Covid-19. 2022. 39 f. Monografia (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Em 2019, o novo Coronavírus (COVID-19 ou Sars-Cov-2) surgiu causando uma pandemia mundial e gerando inúmeros obstáculos. Em meio a pandemia, decretou-se o isolamento social, o qual inúmeros negócios foram forçados a fechar as portas e outros adaptaram-se ao <novo normal=, mantendo, assim, o funcionamento do negócio. À face do exposto, a inteligência competitiva surge como solução estratégica no mercado organizacional, possibilitando vantagem competitiva aos negócios. Frente a este contexto, este trabalho acadêmico tem como objetivo geral descrever as práticas de inteligência competitiva utilizadas por micro e pequenos empreendedores (MPEs) para se manterem atuantes em seus mercados no período de isolamento social imposto pela pandemia. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, na qual foram elaboradas entrevistas semiestruturadas, com quatro micro e pequenos empreendedores do Estado do Ceará. A partir dos dados levantados, foi identificado que as práticas de inteligência competitiva utilizadas pelos MPEs, no período de isolamento social, foram análise da concorrência, análise do cenário mercadológico, planejamento estratégico, análise de mídias sociais e inovação de T.I., análise de problema e, por fim, análise do valor do cliente. No ponto de vista dos micro e pequenos empreendedores, tais práticas se fizeram necessárias no período da pandemia para um maior cuidado e análise da necessidade dos clientes, além da inovação, no que diz respeito aos concorrentes e uso dos meios digitais. As informações geradas em inteligência possibilitaram aos empreendedores identificar as prováveis ameaças e mudanças na estratégia de negócio para se destacar ou apenas se manter no mercado competitivo, com relação à incerteza do momento.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72036
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_hbfnorte.pdf381,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.