Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71918
Type: TCC
Title: Acessibilidade para pessoas surdas na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará: diretrizes pautadas na análise de políticas de acessibilidade
Authors: Martins, Sarah Edsa Rodrigues
Advisor: Guerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque
Keywords: Acessibilidade;Pessoas Surdas;Surdos;Biblioteca inclusiva;Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará;Política de acessibilidade;Diretriz de acessibilidade
Issue Date: 2022
Citation: MARTINS, Sarah Edsa Rodrigues. Acessibilidade para pessoas surdas na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará: diretrizes pautadas na análise de políticas de acessibilidade. Orientadora: Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra. 2022. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A acessibilidade para pessoas surdas na biblioteca é uma temática pouco desenvolvida, gerando a pergunta central deste trabalho: Qual a contribuição das políticas de acessibilidade para o atendimento de usuários surdos na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará? Com o objetivo geral de analisar as políticas de acessibilidade para o usuário surdo, visando a criação de uma diretriz de acessibilidade para o atendimento desse público na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, os objetivos específicos são: a) analisar as políticas de acessibilidade da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como dos seus sistemas de bibliotecas; b) identificar semelhanças e diversidades entre as políticas; e c) desenvolver uma diretriz para o atendimento acessível de usuários surdos na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. A temática se justifica pela vivência da autora enquanto surda de nascença, usuária de bibliotecas e bibliotecária, além de sua relevância pelo papel social que a Biblioteca de Ciências Humanas exerce como biblioteca universitária e, ainda, da importância acadêmica do assunto na formação do profissional de Biblioteconomia. A metodologia comparativa e exploratória se aplicou na pesquisa bibliográfica, documental e no estudo de caso da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, através da análise comparativa das políticas de acessibilidade das universidades selecionadas e de seus respectivos sistemas de bibliotecas. A exploração de cada política evidenciou aspectos semelhantes dentre as ações desenvolvidas por cada uma, bem como demonstrou pontos que divergiam por sua notoriedade, resultando na elaboração da Diretriz de Acessibilidade para Atendimento de Pessoas Surdas na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, pautada na pesquisa desenvolvida neste trabalho. Concebeu-se que a inexistência de um documento próprio para a acessibilidade de pessoas surdas no contexto das universidades federais e de suas bibliotecas, mesmo compreendendo que a comunidade surda institui uma parcela significativa dentro da Universidade Federal do Ceará, demonstra a necessidade de elaboração e/ou aprimoramento de medidas de acessibilidade para esse usuário que, até então, carece de maior atenção.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71918
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_sermartins.pdf671,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.