Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71918
Tipo: TCC
Título: Acessibilidade para pessoas surdas na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará: diretrizes pautadas na análise de políticas de acessibilidade
Autor(es): Martins, Sarah Edsa Rodrigues
Orientador: Guerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque
Palavras-chave: Acessibilidade;Pessoas Surdas;Surdos;Biblioteca inclusiva;Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará;Política de acessibilidade;Diretriz de acessibilidade
Data do documento: 2022
Citação: MARTINS, Sarah Edsa Rodrigues. Acessibilidade para pessoas surdas na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará: diretrizes pautadas na análise de políticas de acessibilidade. Orientadora: Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra. 2022. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A acessibilidade para pessoas surdas na biblioteca é uma temática pouco desenvolvida, gerando a pergunta central deste trabalho: Qual a contribuição das políticas de acessibilidade para o atendimento de usuários surdos na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará? Com o objetivo geral de analisar as políticas de acessibilidade para o usuário surdo, visando a criação de uma diretriz de acessibilidade para o atendimento desse público na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, os objetivos específicos são: a) analisar as políticas de acessibilidade da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como dos seus sistemas de bibliotecas; b) identificar semelhanças e diversidades entre as políticas; e c) desenvolver uma diretriz para o atendimento acessível de usuários surdos na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. A temática se justifica pela vivência da autora enquanto surda de nascença, usuária de bibliotecas e bibliotecária, além de sua relevância pelo papel social que a Biblioteca de Ciências Humanas exerce como biblioteca universitária e, ainda, da importância acadêmica do assunto na formação do profissional de Biblioteconomia. A metodologia comparativa e exploratória se aplicou na pesquisa bibliográfica, documental e no estudo de caso da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, através da análise comparativa das políticas de acessibilidade das universidades selecionadas e de seus respectivos sistemas de bibliotecas. A exploração de cada política evidenciou aspectos semelhantes dentre as ações desenvolvidas por cada uma, bem como demonstrou pontos que divergiam por sua notoriedade, resultando na elaboração da Diretriz de Acessibilidade para Atendimento de Pessoas Surdas na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, pautada na pesquisa desenvolvida neste trabalho. Concebeu-se que a inexistência de um documento próprio para a acessibilidade de pessoas surdas no contexto das universidades federais e de suas bibliotecas, mesmo compreendendo que a comunidade surda institui uma parcela significativa dentro da Universidade Federal do Ceará, demonstra a necessidade de elaboração e/ou aprimoramento de medidas de acessibilidade para esse usuário que, até então, carece de maior atenção.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71918
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_sermartins.pdf671,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.