Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJoye, Cassandra Ribeiro-
dc.contributor.authorRocha, Sinara Socorro Duarte-
dc.date.accessioned2023-04-25T14:21:53Z-
dc.date.available2023-04-25T14:21:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationROCHA, Sinara Socorro Duarte. Ecossistema virtual de ensino: formação inicial e prática docente no ensino remoto de ciências biológicas com aporte da Sequência Fedathi. Orientadora: Cassandra Ribeiro Joye. 2022. 299 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71870-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSequência Fedathipt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Onlinept_BR
dc.subjectEcossistemas formativospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleEcossistema virtual de ensino: formação inicial e prática docente no ensino remoto de ciências biológicas com aporte da Sequência Fedathipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem por objeto uma experiência formativa pautada na pesquisa mista sobre Ecossistemas Virtuais de Ensino - EVE, Sequência Fedathi - SF, e no uso das tecnologias digitais educacionais. Partiu-se do questionamento: quais as contribuições de um modelo formativo ancorado na tríade: ecossistemas virtuais, educação online e a Sequência Fedathi para nativos digitais - formandos da licenciatura em ciências biológicas do IFCE Paracuru? Buscouse com essa problemática desenvolver e validar um modelo de formação docente teóricoprático, ancorado nos ecossistemas virtuais com suporte na Sequência Fedathi e tecnologias digitais para futuros professores de ciências no contexto do ensino remoto emergencial. Para isso foi necessário: elucidar de forma prospectiva o cenário sócio-tecnológico relacionado à educação na era digital bem como as gerações pré e pós-cibercultura de estudantes e professores; relatar a evolução tecnopedagógica da EaD bem como os modelos de educação online que podem ser usados na educação superior; descrever a relevância do IFCE para a oferta de licenciaturas na rede federal local, implementar um modelo de formação teórica-prática na perspectiva de ecossistema de ensino com foco no ensino de ciências e nas tecnologias educacionais digitais (TED) à luz da práxis fedathiana; analisar a contribuição do modelo EVE para o currículo institucional, potencialidades e limitações na formação de professores. O caminho metodológico foi de pesquisa aplicada, descritiva, mista em duas etapas: levantamento e pesquisa-ação colaborativa na perspectiva fedathiana. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental que analisou a inserção das TEDs e SF no PPC de Licenciatura em Ciências Biológicas o questionário virtual com 20 licenciandos que realizavam estágio supervisionado e entrevistas semi-estruturadas buscando uma aproximação maior com o objeto de estudo: a formação e prática de professores em formação inicial no ensino de ciências em cenários multimodais. A metodologia possui duas etapas: a primeira, de natureza quantitativa ocorreu o levantamento das condições ambientais de EaD no IFCE-Paracuru; o perfil e fluência digital do corpo discente e a análise documental do PPC de Ciências Biológicas (versão 2017). A segunda fase, de cunho qualitativa, foi a pesquisa-ação-colaborativa com aplicação do modelo EVE - Ecossistema Virtual de Ensino, produto desta tese e envolveu as etapas: análise contextual, formação fedathi, design colaborativo, vivência e autoavaliação. Os achados apontam que o modelo EVE trouxe aos sujeitos: a melhoria nas habilidades socioemocionais, auto reflexão sobre a prática docente, aumento nas competências digitais, a superação das práticas tradicionais de ensino. As fragilidades apontadas foram: o controle emocional, o acesso deficitário da internet que dificultou uma maior interação e, por fim, a deficiência na formação recebida na instituição no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais na sala de aula. Conclui-se que a criação de um modelo formativo ancorado nos ecossistema virtual de ensino numa ótica fedathiana possibilitaram inúmeras situações de trocas e aprendizagens por meio das tecnologias digitais educacionais e implicações reflexivas na prática docente dos sujeitos envolvidos. Recomenda-se a ampliação da pesquisa e adaptação para que o projeto EVE se torne permanente no currículo como parte da curricularização da extensão.pt_BR
dc.description.abstract-frCette recherche a pour objet une expérience formatrice basée sur une recherche mixte sur recherche mixte sur les Écosystèmes d'Enseignement Virtuels - EVE, en relation sur la Séquence Fedathi - SF, et sur l'utilisation des technologies numériques éducatives. Commencé par le questionnement: quels sont les apports d'un modèle formatif ancré sur le trépied: écosystèmes virtuels, éducation en ligne et Séquence Fedathi pour les digital natives - diplômés de la licence en sciences biologiques à l'IFCE Paracuru? Avec cette problématique, nous avons cherché à développer et valider un modèle théorique-pratique de formation des enseignants, ancré dans des écosystèmes virtuels soutenus par la Séquence Fedathi et les technologies numériques pour les futurs enseignants de sciences dans le cadre de l'enseignement à distance d'urgence. Il fallait définir: élucider de manière prospective le scénario socio-technologique lié à l'éducation à l'ère numérique ainsi que les générations pré et post-cyberculture d'étudiants et d'enseignants; rendre compte de l'évolution techno-pédagogique de l'enseignement à distance ainsi que des modèles d'enseignement en ligne utilisables dans l'enseignement supérieur; décrire la pertinence de l'IFCE pour l'offre de diplômes dans le réseau fédéral local, établir un modèle de formation théorique-pratique dans la perspective d'un écosystème pédagogique axé sur l'enseignement des sciences et des technologies numériques éducatives (TED) à la lumière de la pratique fédathienne ; analyser l'apport du modèle EVE au cursus institutionnel, les potentialités et les limites de la formation des enseignants. Le parcours méthodologique a été une recherche appliquée, descriptive, mixte en deux étapes : enquête et recherche-action collaborative dans une perspective fédéthienne. Les instruments de collecte de données ont été la recherche documentaire qui a analysé l'insertion des TED et SF dans le PPC de licence en sciences biologiques, le questionnaire virtuel avec 20 étudiants de premier cycle qui ont effectué un stage supervisé et des entretiens semi-structurés cherchant une plus grande approximation avec l'objet d'étude: la formation et la pratique des enseignants en formation initiale à l'enseignement des sciences en milieu multimodal. La méthodologie comporte deux étapes : la première, de nature quantitative, a été l'enquête sur les conditions environnementales de l'enseignement à distance à l'IFCE-Campus Paracuru ; le profil et la maîtrise numérique du corps étudiant et l'analyse documentaire du PPC de Sciences Biologiques (version 2017). La deuxième phase, de nature qualitative, a été la recherche action-collaborative avec application du modèle EVE - Virtual Teaching Ecosystem, produit de cette thèse et a impliqué les étapes suivantes : analyse contextuelle, formation fedathi, conception collaborative, expérience et auto-évaluation. Les résultats indiquent que le modèle EVE a apporté aux matières : amélioration des compétences socio-émotionnelles, autoréflexion sur les pratiques pédagogiques, augmentation des compétences numériques, dépassement des pratiques pédagogiques traditionnelles. Les faiblesses relevées sont: le contrôle émotionnel, un accès insuffisant à Internet qui rend difficile une plus grande interaction et, enfin, la carence de la formation reçue à l'institution quant à l'utilisation des technologies numériques en classe. Il est conclu que la création d'un modèle de formation ancré dans l'écosystème de l'enseignement virtuel dans une perspective fédathienne a permis d'innombrables situations d'échange et d'apprentissage à travers les technologies éducatives numériques et des implications réflexives dans la pratique pédagogique des matières concernées.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_scdrocha.pdf5,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.