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Type: TCC
Title: A influência das atividades complementares na formação do Engenheiro Ambiental
Authors: Albuquerque, Suiane Melo
Advisor: Nunes, Ana Bárbara de Araújo
Keywords: Engenharia ambiental;Atividades complementares;Formação profissional
Issue Date: 2021
Citation: ALBUQUERQUE, Suiane Melo. A influência das atividades complementares na formação do Engenheiro Ambiental. 2021. 36 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com o crescente debate sobre questões ambientais ao longo do século XXI, a Universidade Federal do Ceará (UFC), assim como muitas outras pelo Brasil, criou o curso de Engenharia Ambiental em 2010. O curso segue as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia, que destaca que devem ser consideradas atividades além das convencionais de sala de aula, como Atividades Complementares, atividades que tem impacto relevante na formação profissional dos graduandos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo a coleta de dados das atividades complementares disponibilizadas aos alunos e analisar os seus impactos na formação do profissional de Engenharia Ambiental, formado pela UFC. Diante disso, o método utilizado para a coleta de dados foi a veiculação de um único questionário, com o grupo de alunos egressos do curso, o qual possuía perguntas com foco em coletar quais atividades foram mais realizadas por esse grupo e qual foi a relevância para sua vida profissional. Constatou-se que a maioria dos alunos acha essa experiência extremamente relevante para sua formação, e que as Atividades mais realizadas foram “Participação em eventos (congressos, seminários, workshops etc.)” e “Iniciação Cientifica com bolsa ou voluntário (IC, PIBIC, ITI etc.)”. Por fim foi feita uma análise minuciosa dos comentários deixados pelos egressos onde foi possível destacar os benefícios das Atividades Complementares em relação ao desenvolvimento de habilidades, a conhecer seu curso e o mercado de trabalho, além de destacar as críticas dos egressos em relação ao curso e suas experiencias com as Atividades.
Abstract: With the growing debate on environmental issues throughout the 21st century, the Federal University of Ceará (UFC), like many others throughout Brazil, created the Environmental Engineering course in 2010. The course follows the National Curriculum Guidelines for Engineering Courses, which highlights that activities beyond the conventional classroom should be considered as Complementary Activities, activities that have a relevant impact on the professional training of undergraduates. In this context, this work aims to collect data on the complementary activities made available to students and analyze their impact on the formation of the Environmental Engineering professional, graduated by the UFC. Therefore, the method used for data collection was the conveying of a single questionnaire, with the group of students who had graduated from the course, which had questions focused on collecting which activities were most performed by this group and what was the relevance for their professional lives. It was found that most students find this experience extremely relevant for their education, and that the most common activities were "Participation in events (congresses, seminars, workshops etc.)" and "Scientific initiation with scholarship or volunteer (IC, PIBIC, ITI etc.)". Finally, a detailed analysis was made of the comments left by the graduates where it was possible to highlight the benefits of Complementary Activities in relation to the development of skills, getting to know their course and the job market, besides highlighting the criticisms of the graduates in relation to the course and their experiences with the Activities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71819
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