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dc.contributor.advisorVieira, Neiva Francenely Cunha-
dc.contributor.authorTomé, Marcela Ariadne Braga Gomes-
dc.date.accessioned2023-04-20T18:04:43Z-
dc.date.available2023-04-20T18:04:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTOMÉ, Marcela Ariadne Braga Gomes. Alfabetização em saúde de adolescentes em uso de anticoncepcional hormonal. 2022. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71781. Acesso em: 20 abr. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71781-
dc.description.abstractStudies indicate that inappropriate and inconsistent use of contraceptives, combined with beliefs and myths, can contribute to the outcome of pregnancy among sexually active adolescents who make use of these methods. Thus, given this concern, the objective was to evaluate the literacy in the health of adolescents using hormonal contraceptives. A descriptive, cross-sectional, quantitative study conducted with students from the public school system of the city of Fortaleza-CE, Brazil, totaling 147 adolescents, between January and October 2020, in which the socio-demographic and reproductive questionnaire and the Health Literacy Scale (HLS) were used-14. More than half of the adolescents had a high level of health literacy, the critical level presented a higher average than the other domains. The variables significantly associated that increase the chance of adolescents having low literacy were living with their mother (p = 0.024; OR = 4.4), low family income (p = 0.004; OR = 14.2), choosing the method on their own (p = 0.003; OR = 4.1), and having religion (p = 0,008, RC = 4,1). It is necessary to expand this research to a greater number of adolescents and to sensitize health professionals on the theme of health literacy, in order to define better strategies and plans regarding the health of adolescents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento em Saúdept_BR
dc.subjectSaúde do Adolescentept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAnticoncepçãopt_BR
dc.titleAlfabetização em saúde de adolescentes em uso de anticoncepcional hormonalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorMartins, Mariana Cavalcante-
dc.description.abstract-ptbrOs estudos apontam que uso inadequado e inconsistente do anticoncepcional, agregado a crenças e mitos, pode contribuir para o desfecho de gravidez entre as adolescentes sexualmente ativas que fazem uso destes métodos. Assim, diante dessa inquietação, objetivou-se avaliar o letramento em saúde de adolescentes em uso de anticoncepcional hormonal. Pesquisa descritiva, transversal, com abordagem quantitativa, realizada com estudantes da rede pública de ensino da cidade de Fortaleza-CE, Brasil, totalizando 147 adolescentes, entre os meses de janeiro e outubro de 2020, em que se utilizou do questionário sociodemográfico e reprodutivo e da Health Literacy Scale (HLS)-14. Mais da metade das adolescentes apresentou nível alto de alfabetização em saúde, o nível crítico apresentou maior média do que os demais domínios. As variáveis associadas significativamente que aumentam a chance de a adolescente ter alfabetização baixa foram: morar com a mãe (p = 0,024; RC = 4,4), renda familiar baixa (p = 0,004; RC = 14,2), escolher por conta própria o método (p = 0,003; RC = 4,1) e possuir religião (p = 0,008, RC = 4,1). É necessário expandir esta pesquisa para maior número de adolescentes e sensibilizar os profissionais de saúde quanto ao tema do letramento em saúde, a fim de definir melhores estratégias e planejamentos quanto à saúde das adolescentes.pt_BR
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