Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leite Júnior, Antônio José Melo | - |
dc.contributor.author | Frota, Ana Cláudia Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T13:42:50Z | - |
dc.date.available | 2023-04-17T13:42:50Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | FROTA, Ana Cláudia Chaves. Arte generativa para o ensino de programação: uma proposta de engajamento. 2022. 85 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71678 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de programação | pt_BR |
dc.subject | Arte Generativa | pt_BR |
dc.subject | Engajamento | pt_BR |
dc.title | Arte generativa para o ensino de programação: uma proposta de engajamento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O conteúdo de programação nos cursos de graduação é geralmente muito denso. Isso acaba se tornando uma dificuldade para os alunos que estudam tecnologia, devido ao alto volume de informações a serem passadas e à dificuldade de abstração dos conceitos de lógica, o que muitas vezes causa um baixo engajamento. Nesse contexto, visando aumentar o engajamento dos estudantes com o ensino de programação, propõe-se um itinerário que consiste em conteúdos, abordagem e cronograma de um oficina de ensino de programação baseado em Arte Generativa – um tipo de arte que pode ser feita a partir de algoritmos utilizando da programação de forma contextualizada. A partir da aplicação de quatro oficinas e dos questionários aplicados em um total de 53 alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará ao decorrer do semestre 2022.1, foi possível concluir que o ensino de programação com base em oficinas de Arte Generativa tem um impacto positivo na percepção de engajamento dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El contenido de programación en los cursos de grado superior es generalmente muy denso. Esto termina convirtiéndose en una dificultad para los alumnos que estudian tecnología, debido al alto volumen de información presentada y a la dificultad de abstraer los conceptos de lógica, lo que muchas veces provoca un bajo engajamiento. En este contexto, con el objetivo de aumentar el engajamiento de los estudiantes con la enseñanza de la programación, se propone un itinerario que consta de contenidos, enfoque y cronograma de un taller de enseñanza de la programación basado en el Arte Generativo – un tipo de arte que se puede hacer a partir de algoritmos utilizando la programación en una manera contextualizada. A partir de la aplicación de cuatro talleres y de los cuestionarios aplicados a un total de 53 estudiantes del curso de Sistemas e Mídias Digitais de la Universidade Federal do Ceará durante el semestre 2022.1, fue posible concluir que la enseñanza de la programación basada en talleres de Arte Generativo tiene un impacto positivo en la percepción de compromiso de los estudiantes. | pt_BR |
dc.title.en | Generative art for teaching programming: a proposal for engagement | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_accfrota.pdf | 6,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.