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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite Júnior, Antônio José Melo-
dc.contributor.authorFrota, Ana Cláudia Chaves-
dc.date.accessioned2023-04-17T13:42:50Z-
dc.date.available2023-04-17T13:42:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFROTA, Ana Cláudia Chaves. Arte generativa para o ensino de programação: uma proposta de engajamento. 2022. 85 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71678-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de programaçãopt_BR
dc.subjectArte Generativapt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.titleArte generativa para o ensino de programação: uma proposta de engajamentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO conteúdo de programação nos cursos de graduação é geralmente muito denso. Isso acaba se tornando uma dificuldade para os alunos que estudam tecnologia, devido ao alto volume de informações a serem passadas e à dificuldade de abstração dos conceitos de lógica, o que muitas vezes causa um baixo engajamento. Nesse contexto, visando aumentar o engajamento dos estudantes com o ensino de programação, propõe-se um itinerário que consiste em conteúdos, abordagem e cronograma de um oficina de ensino de programação baseado em Arte Generativa – um tipo de arte que pode ser feita a partir de algoritmos utilizando da programação de forma contextualizada. A partir da aplicação de quatro oficinas e dos questionários aplicados em um total de 53 alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará ao decorrer do semestre 2022.1, foi possível concluir que o ensino de programação com base em oficinas de Arte Generativa tem um impacto positivo na percepção de engajamento dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstract-esEl contenido de programación en los cursos de grado superior es generalmente muy denso. Esto termina convirtiéndose en una dificultad para los alumnos que estudian tecnología, debido al alto volumen de información presentada y a la dificultad de abstraer los conceptos de lógica, lo que muchas veces provoca un bajo engajamiento. En este contexto, con el objetivo de aumentar el engajamiento de los estudiantes con la enseñanza de la programación, se propone un itinerario que consta de contenidos, enfoque y cronograma de un taller de enseñanza de la programación basado en el Arte Generativo – un tipo de arte que se puede hacer a partir de algoritmos utilizando la programación en una manera contextualizada. A partir de la aplicación de cuatro talleres y de los cuestionarios aplicados a un total de 53 estudiantes del curso de Sistemas e Mídias Digitais de la Universidade Federal do Ceará durante el semestre 2022.1, fue posible concluir que la enseñanza de la programación basada en talleres de Arte Generativo tiene un impacto positivo en la percepción de compromiso de los estudiantes.pt_BR
dc.title.enGenerative art for teaching programming: a proposal for engagementpt_BR
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