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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71580
Type: | Tese |
Title: | Proposta de otimização de logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes por meio do método Travelling Salesman Problem |
Title in English: | Proposal for reverse logistics optimization of lubricating oil packaging through the Travelling Salesman Problem |
Authors: | Moreira, Francisco Gleson dos Santos |
Advisor: | Mota, Francisco Suetônio Bastos |
Co-advisor: | Thomaz, Antônio Clécio Fontelles |
Keywords: | Clusters industriais;Logística reversa;Resíduos sólidos;Resíduos perigosos;Analytic Hierarchy Process (AHP);Óleos lubrificantes - Embalagens |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | MOREIRA, Francisco Gleson dos Santos. Proposta de otimização de logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes por meio do método Travelling Salesman Problem. 2023. 217 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O operador logístico reverso nacional das embalagens de óleo lubrificante (Instituto Jogue Limpo) tem apresentado limitações quanto a sua abrangência, efetuando prioritariamente o recolhimento desse material somente em postos autorizados e concessionários de veículos, deixando às margens do sistema de coleta inúmeros outros geradores. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo propor a otimização do fluxo reverso desses invólucros, no município de Juazeiro do Norte – CE, por meio da aplicação do Método Travelling Salesman Problem (TSP). Nesse sentido, inicialmente foi realizado diagnóstico da situação atual de destinação das embalagens e o mapeamento de pontos geradores desses materiais. Realizou-se ainda a seleção de área prioritária para implantação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV) através do método multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP). A área selecionada pela AHP foi definida como ponto de partida para o sistema de recolhimento porta-a-porta de embalagens. Além disso, foram definidos três cenários para as simulações das rotas otimizadas (aplicação do método TSP) para as coletas itinerantes: cenário (i) – coleta única em todos os pontos geradores; cenário (ii) – clusterização dos geradores em dois agrupamentos, dividindo assim o município em duas regiões distintas de recolhimento; e, cenário (iii) - clusterização dos pontos mapeados em um número ideal de agrupamentos. Os resultados demonstraram que aproximadamente 51,0% dos empreendimentos realizam manutenção e/ou substituição de óleo somente em motocicletas, sendo estes, em sua grande maioria, empresas de âmbito familiar. Semanalmente são geradas e descartadas, em média, mais de 5.000 unidades de embalagens. Porém, em torno de 19,0% desses estabelecimentos ainda destinam os invólucros como resíduo comum. Quanto à escolha da área para a implantação do PEV, foi selecionado um imóvel com distância média aos pontos geradores de aproximadamente 1.890,3 m. Já o cenário (i) apresentou a menor rota otimizada, com extensão de 55.234,8 m, seguido do cenário (ii) cujo aumento na extensão total do trajeto foi de 0,35%. |
Abstract: | The national reverse logistics operator for lubricating oil packaging (Instituto Jogo Clean) has shown limitations as to its scope, prioritizing the collection of this material only at authorized stations and vehicle dealerships, leaving countless other generators on the margins of the collection system. In view of this, the present The objective of this study was to propose the optimization of the reverse flow of these enclosures, in municipality of Juazeiro do Norte - CE, through the application of the Traveling Salesman Method Problem (TSP). In this sense, a diagnosis of the current situation of destination of packaging and mapping of generating points of these materials. took place also the selection of a priority area for the implementation of a Voluntary Delivery Point (PEV) through the Analytic Hierarchy Process (AHP) multicriteria method. The area selected by AHP was defined as the starting point for the door-to-door collection system of packaging. In addition, three scenarios were defined for the simulations of the optimized routes (application of the TSP method) for itinerant collections: scenario (i) – single collection in all generating points; scenario (ii) – clustering of generators into two groups, dividing thus the municipality in two different collection regions; and, scenario (iii) - clustering of points mapped into an optimal number of clusters. The results demonstrated that approximately 51.0% of the projects carry out oil maintenance and/or replacement only in motorcycles, most of which are family businesses. On average, more than 5,000 packaging units are generated and discarded weekly. However, around 19.0% of these establishments still dispose of the wrappers as waste common. As for the choice of the area for the implementation of the PEV, a property with average distance to the generating points of approximately 1,890.3 m. The scenario (i) presented the smallest optimized route, with a length of 55,234.8 m, followed by scenario (ii) whose increase in total path length was 0.35%. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71580 |
Appears in Collections: | DEHA - Teses defendidas na UFC |
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