Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Geórgia da Cruz-
dc.contributor.authorBarbosa, Manoela Fernandes Vieira-
dc.date.accessioned2023-04-03T14:59:49Z-
dc.date.available2023-04-03T14:59:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBARBOSA, Manoela Fernandes Vieira. Os fãs de projetos musicais: uma análise do fandom k-pop “orbit” do grupo loona. 2021. 140 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71542-
dc.description.abstractSharing content with other fans is one of the bases for the formation of a fandom, a fan community. In present days, musical projects are examples of media that have the potential to awaken the creativity of fans, encouraging them to produce content that expands their consumption experiences. In order to answer the question of how the creation of digital products made by fans take place and how interactions between members of fandoms contribute to the transmedia experience, this undergraduate thesis proposes to analyze the fandom of the K-pop girl group LOONA, named Orbit, in online communities at Facebook. Using the concepts of transmedia (JENKINS, 2016; 2015), fan culture (DUFFETT, 2014) and netnography methodology (KOZINETS, 2014), 3 groups and 5 Facebook pages were analyzed from March 30 to June 2, 2022, in which fans experienced the girl group LOONA participating in the reality show Queendom 2 and produced content related to the group, sharing it in their communities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFandompt_BR
dc.subjectTransmídiapt_BR
dc.subjectK-poppt_BR
dc.titleOs fãs de projetos musicais: uma análise do fandom k-pop “orbit” do grupo loonapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO compartilhamento de conteúdos com outros fãs é uma das bases para a formação de um fandom, uma comunidade de fãs. Na atualidade, projetos musicais são um exemplo de mídia que tem potencial para despertar a criatividade de fãs, encorajando-os a produzirem conteúdos que expandem suas experiências de consumo. De modo a responder a questão de como se dão as criações de produtos digitais feitos por fãs e como as interações entre membros de fandoms contribuem para a experiência transmídia, esta monografia se propõe a analisar o fandom do grupo de K-pop LOONA, de nome Orbits, em comunidades online presentes no Facebook. Utilizando-se dos conceitos de transmídia (JENKINS, 2016; 2015), cultura de fãs (DUFFETT, 2014) e da metodologia de netnografia (KOZINETS, 2014), 3 grupos e 5 páginas de Facebook foram analisados durante o período de 30 de março a 2 de junho de 2022, no qual os fãs experienciaram o grupo LOONA participando do reality show Queendom 2 e produziram conteúdos relacionados ao grupo, compartilhando-os em suas comunidades.pt_BR
dc.title.enFans of musical projects: an analysis of the k-pop fandom “orbit” of the group loonapt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_mfvbarbosa.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.