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dc.contributor.advisorAlexandre, João Welliandre Carneiro-
dc.contributor.authorRodrigues, Ada Pricilla Batista Freire-
dc.date.accessioned2023-03-27T11:32:36Z-
dc.date.available2023-03-27T11:32:36Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ada Pricilla Batista Freire. Indicadores de resiliência psicológica de estudantes com deficiência da Universidade Federal do Ceará. Orientador: João Welliandre Carneiro Alexandre. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71456-
dc.description.abstractPublic policies regarding inclusive education have signaled to Higher Education Institutions (HEI) to carry out investigations and actions aimed at the accessibility of people with disabilities ensuring everyone the right to education for all. Students with disabilities in higher education may have more difficulty in overcoming the challenges of adaptation when entering the undergraduate courses. This new lifestyle, when not properly experienced, may trigger social and personal problems and stress factors that manifest themselves in different ways in each individual. Resilience becomes an essential ability for this public to resist difficult situations and changes caused to them, understanding resilience as constructed in the intersection of personal relationships and cultural practices. Regarding the facts, the aim of this study was to investigate the psychological resilience factors of students with disabilities in the Universidade Federal do Ceará and relate them to some sociodemographic and psychosocial dimensions (gender, type of disability, age, family monthly income, perception of UFC care in promoting accessibility). The research method was quantitative, descriptive and case study. The population was composed of students with disabilities at UFC undergraduate courses. The research reached a sample of 76 students from all the campuses at UFC, referring to a population of 442 students. The instrument for data collection was a structured questionnaire with objective questions, covering sociodemographic aspects and the Resilience Scale of Adults (RSA). Tools of exploratory data analysis and statistical inference were used in the data analysis. It was concluded that the means of the resilience factors are close to the value 4 (four) pointing to a balance between risk and protection factors. There were highly statistically significant differences (p-value < 1%) in the results of the averages of the following factors: "family cohesion" in the variable "family monthly income", with higher scores for the group of families with monthly income over 5 official minimum salaries; "Planned Future" in the variable "age", with higher scores for elder students (over 30 years old); "social competence" in the variable "disability status", with higher scores for students with motor disabilities. Among the significant differences (p-value < 5%) in the results of the averages we highlight: the factor "structured style" and the general average of RSA in the variable "family monthly income" with higher scores of the group of families with monthly income higher than 5 official minimum salaries.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectResiliência psicológicapt_BR
dc.subjectUniversitários com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPsychological resiliencept_BR
dc.subjectUniversity students with disabilitiespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleIndicadores de resiliência psicológica de estudantes com deficiência da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs políticas públicas relativas à educação inclusiva têm sinalizado às Instituições de Ensino Superior (IES) para realização de investigações e de ações que visem acessibilidade de pessoas com deficiência, garantindo o direito de educação para todos. Neste cenário de aprimoramentos institucionais, os estudantes com deficiência podem apresentar maior dificuldade para ultrapassar os desafios de adaptação, típicos dos universitários, ao ingressarem nos cursos de graduação. Esse novo estilo de vida, quando não vivenciado adequadamente, pode desencadear problemas sociais, pessoais e fatores de estresse que se manifestam de modos diversos em cada indivíduo. A resiliência, neste sentido, torna-se capacidade essencial para esse público resistir a situações difíceis e de mudanças provocadas ao seu redor, entendendo a resiliência como construída na interseção das relações pessoais e nas práticas culturais. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar os fatores de resiliência psicológica de estudantes com deficiência da Universidade Federal do Ceará e relacioná-los com algumas dimensões sociodemográficas e psicossociais (sexo, tipo de deficiência, idade, renda mensal familiar, percepção dos cuidados da UFC na promoção da acessibilidade). O método da pesquisa foi quantitativo, descritivo e estudo de caso. A população foi composta de estudantes com deficiência dos cursos de graduação da UFC. A pesquisa alcançou uma amostra de 76 discentes de todos os campi da UFC, referente a população de 442 alunos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com questões objetivas, contemplando aspectos sociodemográficos e a Escala de Resiliência Psicológica (RSA). Na análise dos dados, foram utilizadas ferramentas de análise exploratória de dados e a inferência estatística. Concluiu-se que as médias dos fatores de resiliência aproximam-se ao valor 4 (quatro), apontando equilíbrio entre os fatores de risco e de proteção. Houve diferenças altamente significativas estatisticamente (p-valor < 1%) nos resultados das médias dos seguintes fatores: “coesão familiar” na variável “renda mensal familiar”, sendo as pontuações maiores as do grupo de famílias com renda mensal superior a 5 salários mínimos; “Futuro Planejado” na variável “idade”, sendo as pontuações mais elevadas para estudantes mais velhos (com mais de 30 anos); “competência social” na variável “condição de deficiência”, com superioridade dos pontos dos alunos com deficiência motora. Dentre as diferenças significativas (p-valor < 5%) nos resultados das médias destacamos: o fator “estilo estruturado” e a média geral da RSA na variável “renda mensal familiar” com maior pontuação do grupo das famílias com renda mensal superior a 5 salários mínimos.pt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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