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Tipo: TCC
Título : O impacto dos gastos públicos em EJA sobre o analfabetismo no Brasil
Autor : Araújo, Mirna Maia de
Tutor: Jorge Neto, Paulo de Meio
Palabras clave : Analfabetismo;Educação;Finanças;Despesa pública
Fecha de publicación : 2008
Citación : ARAÚJO, Mirna Maia de. O impacto dos gastos públicos em EJA sobre o analfabetismo no Brasil. 2008. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Resumen en portugués brasileño: Analisando dados de analfabetismo e gastos públicos em educação dos estados brasileiros de 1981 a 2007, foi verificado uma lenta queda do primeiro e um pequeno aumento do segundo ao longo do período. Observou-se também uma grande concentração do analfabetismo na região Nordeste em detrimento de um menor volume de gastos. Os gastos destinados a educação de jovens e adultos - EJA - só foram observados a partir de 2004 (ano em que passaram a ser disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional). Utilizando dados longitudinais para os estados brasileiros no período o período de 2004 a 2007, foi feita uma análise descritiva e econométrica para verificar o impacto dos gastos com a EJA sobre a redução da taxa analfabetismo, controlando por fatores socioeconômicos como nível de pobreza e renda domiciliar per capita dos estados. Estimando um modelo de Dados em Painel com Efeitos Aleatórios, observou-se um impacto negativo, embora estatisticamente não significativo, dos gastos públicos em educação de jovens e adultos. Entretanto, a positiva significância do nível de pobreza sobre as taxas de analfabetismo e os observados baixos gastos per capita em EJA nas regiões com maiores taxas de analfabetismo, leva a deduzir-se que talvez os gastos em EJA não estejam sendo destinados corretamente, não impactando como se esperava na redução do analfabetismo no Brasil.
Abstract: Analyzing data from illiteracy and public spending on education of Brazilian states from 1981 to 2007, ít ís realízed a falI of the first and a smalI íncrease on the second. In additíon, There was a large concentration of illiteracy in the Northeast region at the expense of a lower volume of spending. Spending for youths and adults education - ElA - were only observed from 2004 (year that have been made available by the National Treasury Secretariat). Using longitudinal data for Brazilian states during the period 2004 to 2007, it was made a descriptive and econometric analysis for evaluating the impact of spending on ElA on the reduction of illiteracy rate, controlling by socioeconomic factors such as level of poverty and household per capita income of the states. Estimating Panel Data model with random effects, there is a negative impact, although not statistically significant, of public expenditure on education for young people and adults. However, the positive significance of the level of poverty on the rates of illiteracy and the observed low per capita spending of ElA in regions with the highest rates of illiteracy, leads us to think. that maybe spending in ElA not being designed properly, not as it was expecting to reduce the illiteracy in Brazil.
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Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

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